IRMANDADE

Encontros virtuais dos Alcoólicos Anônimos ajudam membros a manter a sobriedade também na pandemia

Grupo Alcoólicos Anônimos em Pernambuco está completando 56 anos de atividades

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/08/2020 às 18:04
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

O consumo de álcool se tornou uma preocupação maior para a Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia. Em abril, o organismo recomendou que os países afetados pelo novo coronavírus limitassem o consumo de bebidas alcoólicas da população durante o período. Para as pessoas alcoolistas, os encontros dos Alcoólicos Anônimos (AA) ajudam no processo de manter a sobriedade. Mesmo com as medidas de distanciamento, as reuniões não deixaram de ser realizadas.

Luiz*, servidor voluntário e diretor administrativo dos Alcoólicos Anônimos em Pernambuco, conta que o trabalho foi mantido de forma virtual e que 30% dos grupos existentes já estão funcionando presencialmente. “Nós temos reuniões diariamente, todo dia. Com a pandemia, nós tivemos que parar. Só que nós criamos a possibilidade da gente fazer todo trabalho virtual e deu certo (...) Nós colocamos uma linha de ajuda através de telefone celular, com WhatsApp, e a partir daí a gente começou a receber as chamadas e passar os links das reuniões para que as pessoas pudessem participar”, contou. “A mensagem do AA não deixou de ser levada para o alcoólico que ainda sofre”, comentou.

O grupo Alcoólicos Anônimos em Pernambuco está celebrando esta semana 56 anos de atividades. Segundo Luiz, o encontro desse ano será diferente, mas não deixará de será realizado. “Nós trabalhamos muito com o corpo a corpo, as emoções, os abraços, o compartilhamento de experiências e para nós está sendo uma mudança muito grande. No ano passado nós estávamos no Centro de Convenções com mais de duas mil pessoas e este ano nós tivemos que levar tudo para essas plataformas virtuais por conta da pandemia”, disse.

Luiz reforça ainda que o papel do AA é ajudar as pessoas. “O AA é uma irmandade que tem o objetivo fundamental de ajudar as pessoas que tem problema com o alcoolismo. Isso é básico. A finalidade é preservar a sobriedade dos membros e ajudar aqueles que estão ainda com problemas para encontrar esse caminho da sobriedade. Não existe critério para ser membro”, afirmou, lembrando que não existe um valor para participar do grupo e o anonimato é garantido.

Contato

Quem tiver interesse em participar das reuniões dos Alcoólicos Anônimos pode entrar em contato com o grupo através do telefone (81) 98476.3207.

Para encontrar um grupo mais perto do AA, é só acessar o site da organização.

*Luiz é o nome fictício do membro do AA.