
A Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que crianças a partir dos cinco anos de idade devem usar a máscara nas mesmas condições que os adultos, principalmente quando a distância entre o outro for menor que um 1,5 metro. Segundo os especialistas, essa faixa etária está mais vulnerável à contaminação da covid-19.
O médico infectologista Felipe Proraska reforçou a necessidade do uso do equipamento de proteção.
“O papel, tanto da escola quanto dos pais, tem sido de orientação para higienização constante das mãos, além do uso de máscara e do distanciamento social. É um tripé, são três pontos necessários para que você tenha o bloqueio do vírus”, explicou.
Tão importante quanto o uso da máscara é o cuidado com ela. Por isso, os pais devem ficar atentos ao manuseio e à higienização da peça.
“A lavagem dela deve ocorrer sempre que passar de duas a três horas do seu uso, sempre que ela estiver suja e sempre que ela estiver úmida. Se um desses três acontecer é ideal que haja a higienização da máscara”, afirmou o médico.
Síndrome Inflamatória Multissistemica Pediátrica (SIM-P)
A atenção com as crianças acendeu a preocupação dos médicos para a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Um quadro que acomete o grupo infantil contaminado pela covid-19. Em Pernambuco, nove casos da doença foram notificados este ano, e uma menina de 11anos de idade morreu vítima da doença.
Ouça a reportagem de Beatriz Albuquerque: