serviço de referÊncia

Covid-19: policlínica em Olinda registra aumento na procura por teste

Aumento tem sido percebido há uma semana; pacientes têm procurado unidade com sintomas da covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/10/2020 às 15:12
Wellington Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/ JC Imagem

A procura pela testagem gratuita do exame para detectar a covid-19 na Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo, em Olinda, é grande. Essa é uma das unidades de referência no município. Nesta quinta-feira (29), a movimentação no serviço é grande de pessoas esperando para fazer o teste.

A policlínica tem observado um aumento, na última semana, de pacientes procurando a unidade apresentando sintomas de gripes, além de outros sintomas da covid-19.

Leia também >> Samu registra aumento de chamados de pessoas com problemas respiratórios no Recife

Covid-19: André Longo nega aumento de ocupação de UTIs na rede privada

Após 51 dias de tendência de queda ou estabilidade, Pernambuco registra alta na média móvel de casos da covid-19

Apesar da gratuidade do teste, é preciso fazer um agendamento prévio, como explica a enfermeira da policlínica Nésia Arruda. “Estamos com atendimento de triagem de domingo a domingo. Após o paciente sair da triagem, é realizado o agendamento do teste rápido ou swab, que é a coleta do PCR. Temos atendimento para todos os usuários do município”, disse.

A enfermeira explicou que o interessado precisa ser morador de Olinda e portar algum documento oficial de identificação para realizar os procedimentos.

Resultado

Segundo Nésia, diariamente, são realizados de 20 a 30 testes rápidos e de 50 a 100 do tipo swab. “O resultado depende do exame que é realizado. O teste rápido sai com 20 minutos e o teste do swab o resultado sai com três dias”, contou.