Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo aponta para possível 2º turno acirrado nas eleições do Recife

Confira a análise de Antonio Lavareda sobre a situação das especulações de voto

ELEIçõES 2020
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo aponta para possível 2º turno acirrado nas eleições do Recife

Segundo a pesquisa João Campos (PSB) apareceu com 31%, Marília Arraes (PT) 18%, a delegada Patrícia (Podemos) com 16% e Mendonça Filho (Democratas) tem 13%. - Foto: Reprodução/Internet

A pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife indicou tendência de segundo turno com disputa acirrada pela segunda vaga. João Campos (PSB) apareceu com 31%, Marília Arraes (PT) 18%, e a delegada Patrícia (Podemos) com 16%. Mendonça Filho (Democratas) tem 13%, Claudia Ribeiro (PSTU), coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio (PRTB) 3 Carlos (PSL) aparecem com 1%. Charbel (Novo) e Thiago Santos (UP) tiveram menos de 1%. Apesar de constar no material apresentado pelos pesquisadores, Victor Assis (PCO) não foi citado pelo público.

A pesquisa registrou ainda que os votos brancos e nulos correspondem a 14%; não sabe ou não respondeu, 4%.

O cientista político Antonio Lavareda analisou os dados.

“É difícil mesmo para o candidato líder João Campos embora haja uma expectativa grande de vitória acima de 50%, segundo a pesquisa, vai ser difícil ele atingir o percentual necessário 50% dos votos válidos mais um para liquidar a fatura no primeiro turno. A disputa é muito acirrada entre os competidores nesse momento com relação ao segundo turno. Se nós decompormos o eleitorado total que dá esse placar, nós iremos ver que, entre os homens, a delegada está em segundo lugar: ela tem 20% e Marília 13%. Entre as mulheres, Marília está em segundo, ela tem 22% e a delegada 14%. Entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, a delegada vem na frente. Entre os mais velhos, a Marília vem a frente, mas empatada com Mendonça. Já entre os eleitores da base da pirâmide de ensino fundamental no máximo a Marília lidera e no nível superior ela tem um empate técnico com a delegada. Esses números podem e provavelmente vão mudar”, explicou.

Confira a fala de Antonio Lavareda:

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.