Eleições 2020

Última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo indica 2º turno entre João Campos e Marília Arraes no Recife

Confira como está a intenção de voto dos recifenses antes do dia da eleição, que ocorre neste domingo (15)

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 14/11/2020 às 19:40
Divulgação
FOTO: Divulgação

Às vésperas da eleição que acontece no domingo (15), a quinta e última pesquisa eleitoral do Ibope/JC/Rede Globo aponta um segundo turno nas eleições do Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020 e divulgada neste sábado (14).

Leia também: Delegada Patrícia continua a liderar rejeição no Recife, aponta pesquisa Ibope/JC/Rede Globo

Eleições 2020: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

Eleições 2020: confira esquema de segurança contra a covid-19 montado para o dia do pleito

Tropas da Polícia Militar são enviadas para realizar segurança nas eleições de Pernambuco

Nos votos válidos, que é quando o percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos, João Campos aparece com 39% e Marília com 26%. João teve uma variação positiva de um ponto percentual em comparação à pesquisa anterior, enquanto Marília obteve dois pontos a mais, saindo de 24% para 26%. Já Mendonça Filho (DEM) saiu de 20% para 18%, e a Delegada Patrícia aparece com 14% (antes estava com 13%) na pesquisa divulgada neste sábado.

Sem Legenda

Intenção de voto

Nas intenções de voto totais, forma como os resultados estavam sendo nas pesquisas anteriores - os votos totais consideram o total de menções, ou seja, consideram as menções aos candidatos e também os votos brancos, nulos e os indecisos -, João aparece com 34% e a candidata Marília com 23%. Em seguida, aparece Mendonça Filho (DEM), com 15%, e a Delegada Patrícia (Podemos), com 12%.

João Campos subiu um ponto em relação à quarta pesquisa, feita no dia 9/11, variando positivamente dentro da margem de erro, quando tinha 33% das intenções. Considerando a margem de erro do estudo (três pontos percentuais para mais ou para menos), Marília Arraes consegue permanecer na segunda colocação, levando a disputa para o segundo turno, pois cresceu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando tinha 21% das intenções de voto e empatava tecnicamente com Mendonça Filho na margem de erro.

O candidato do DEM teve uma queda de dois pontos percentuais comparado com a quarta pesquisa, enquanto a Delegada Patrícia (Podemos) permaneceu com 12% das intenções de voto da pesquisa anterior.

Os candidatos Carlos Lima Andrade (PSL) e Coronel Feitosa (PSC) possuem 1% na pesquisa. Já Charbel Maroun (Novo), Claudia Ribeiro (PSTU), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO), tem 0%.

Brancos e nulos totalizam 10% e não souberam ou preferem não opinar 3%.

Sem Legenda

Simulações do 2º turno

A pesquisa fez projeções de simulação do segundo turno. Se o segundo turno for entre o candidato João Campos e a candidata Marília Arraes, João teria 43%, enquanto Marília aparece com 33%. Brancos e nulos somam 23% e não sabem ou preferem não opinar, 2%.

Já um segundo turno entre João Campos e Mendonça Filho, o candidato João teria 48% e Mendonça 31%. Votos brancos e nulos foram 19% e não sabem ou preferem não opinar, 2%.

Na simulação de segundo turno entre João Campos e Delegada Patrícia, João teria 54% e a Delegada 25%. Brancos e nulos são 20% e não sabem ou preferem não opinar, 2%.

Sem Legenda
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/z6F2nYBTRrY" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>iframe>