SÃO PAULO

Deputado Fernando Cury, filmado passando a mão na deputada Isa Penna, é afastado do Cidadania

Deputado Fernando Cury foi denunciado por assédio pela deputada Isa Penna após o parlamentar ser filmado apalpando o seio e a cintura dela

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/12/2020 às 17:35
Reprodução
FOTO: Reprodução

O partido cidadania decidiu afastar o deputado estadual Fernando Cury, após o parlamentar ser filmado passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL), durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (16).

Em comunicado emitido nesta sexta-feira (18), o partido Cidadania afirma que a Comissão Executiva Nacional decidiu a afastar o deputado Fernando Cury "de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp".

>> Caso Marcius Melhem: Globo se manifesta sobre acusações de assédio sexual e moral

>> Famosos apoiam Dani Calabresa após repercussão sobre caso de assédio sexual; veja postagens

>> Reportagem repercute após detalhar assédio sexual de Marcius Melhem contra Dani Calabresa

A deputada Isa Penna registrou um boletim de ocorrência, nesta quinta-feira (17), contra o deputado por importunação sexual. A parlamenta ainda denunciou Fernando Cury por decoro parlamentar e pediu a cassação do mandato do parlamentar ao Conselho de Ética da Assembleia. A denúncia só será analisada em fevereiro, depois do recesso parlamentar.

Confira a comunicado:

Considerando os graves fatos envolvendo o Deputado Estadual Fernando Cury, de São Paulo;

Considerando que já foi encaminhado ao Conselho de Ética do Cidadania requerimento de abertura de procedimento disciplinar contra o mesmo;

O Presidente Nacional, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, RESOLVE:

Art. 1º. Até a conclusão do procedimento disciplinar no âmbito partidário, o Deputado Estadual Fernando Cury fica liminarmente afastado de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Art. 2º. A presente decisão deve ser comunicada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e publicada no site do Partido na internet.

Brasília, 18 de dezembro de 2020.

Roberto Freire
Presidente Cidadania

Vídeo mostra assédio

Imagens feitas pelas câmeras da Alesp mostram o momento em que Fernando Cury se posiciona por trás da deputada Isa Penna, que está apoiada na mesa diretora, falando com o presidente da Casa, o deputado Cauê Macris. Nesse momento, Cury passa a mão no seio e na cintura da parlamentar. De imediato, a deputado tenta afastá-lo e demonstra irritação com o gesto do colega.

Veja as imagens:

Deputada diz que afastamento não basta

Nas redes sociais, a deputada Isa Penna disse que apenas afastar o deputado Fernando Cury não basta. Para a deputada, "o que é necessário para um deputado que comete assédio em plena plenário, é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado". Veja:

 

Deputado pede desculpas por "abraçar" deputada

No plenário da Alesp, o deputado Fernando Cury pediu desculpas por "abraçar" a colega, e negou que houve assédio ou importunação sexual.

Confira:

“Subo aqui hoje nessa tribuna muito constrangido e muito triste pelo fato que foi aqui ocorrido e relatado, pelo julgamento feito, mas estou aqui para passar a minha versão para vocês. Em primeiro lugar, gostaria de frisar a todos, principalmente às mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. E quero dizer, de forma veemente, principalmente para as colegas deputadas que estão aqui, eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo. Se com esse gesto eu a constrangi e ela se sentiu ofendida, peço desculpas."