RETORNO

Pernambucana de 19 anos mantida em cárcere privado na Bolívia retorna ao Recife

A jovem foi resgatada pela Polícia Federal. Ela teria saído do Recife, por causa de uma oportunidade de emprego

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 28/01/2021 às 11:10
Ministério da Saúde / Cortesia
FOTO: Ministério da Saúde / Cortesia

A jovem, de 19 anos, moradora do Recife, resgatada de um cárcere privado, na Bolívia, vai retornar à capital pernambucana, nesta quinta (28).

Oferta de emprego

De acordo com informações da Polícia Federal, ela viajou para o país vizinho, no início do mês, após receber uma proposta de emprego, e foi mantida presa em um quarto.

>> Pernambucana de 19 anos mantida em cárcere privado na Bolívia é resgatada

Mato Grosso do Sul

De acordo com a Polícia Federal, o consulado da Bolívia autorizou, nessa quarta (27), o retorno da jovem. Ela entrou no Brasil pela fronteira da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e ficou sob os cuidados da Secretaria da Mulher do Estado. O governo mato-grossense custeou a passagem de volta.

>> Vídeo: mulher é espancada pelo marido em festa em Jaboatão dos Guararapes

Previsão

A previsão é que o voo parta, nesta quinta (28), da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Por medidas de segurança, o horário de chegada ao Recife não foi divulgado.

Relembre o caso

De acordo com a PF, a mulher foi mantida em cárcere privado, dentro de uma pensão, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que era usada como cativeiro.

Ela foi localizada por policiais bolivianos e repatriada. Segundo a Polícia Federal, os envolvidos no crime ainda não foram identificados.

A polícia não descarta a possibilidade de o crime estar relacionado com o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, e faz um alerta para as pessoas que recebem esse tipo de proposta.

Denúncia

Os parentes já estavam sem conseguir contato com a jovem, há mais de uma semana, e decidiram procurar a Polícia Federal, no Recife.

A mãe contou que a filha recebeu uma ligação de uma amiga, a respeito de uma suposta vaga de emprego, na cidade de Corumbá.

Atraída pela proposta, a jovem pegou um ônibus, no Recife, e seguiu direto para a cidade, no sul do país. Ao chegar em Corumbá, ela entrou em uma van, que já estava aguardando.