pandemia

Pernambuco registra 1.748 novos casos da Covid-19 e mais 25 óbitos

Dados da covid-19 em Pernambuco são atualizados diariamente pela SES-PE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/01/2021 às 13:22
 Fábio Costa/ JC Imagem
FOTO: Fábio Costa/ JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (29/01), 1.748 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 38 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.710 (98%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 258.725 casos confirmados da doença, sendo 30.953 graves e 227.772 leves.

Também foram confirmados 25 óbitos, ocorridos entre 30/04/2020 e 28/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.304 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

>> Morre segundo paciente com covid-19 transferido do Amazonas para o Recife

>> Estudante pernambucano é um dos primeiros brasileiros a receber duas doses da vacina contra covid-19

>> Covid-19: Pernambuco segue em estabilidade, mas 'números ainda são preocupantes', diz André Longo

Estabilidade na demanda de leitos

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou, durante coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (28), que Pernambuco segue em estabilidade na demanda dos leitos. Segundo ele, nas últimas semanas, houve queda dos pedidos por leitos de UTI e aumento das solicitações por leitos de enfermaria.

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Apesar da redução nas UTIs, Longo reforçou que a queda ainda não traz segurança. "Não tivemos nenhum tipo de queda sustentada de transmissão. Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados", completou.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.