IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson apresentou 72% de eficácia nos EUA

A vacina da Johnson & Johnson tem dose única

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 29/01/2021 às 15:03
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A vacina contra a covid-19 produzida pela Johnson & Johnson apresentou eficácia de 72% na prevenção da doença nos Estados Unidos. O imunizante tem dose única e alcançou uma taxa um pouco menor, de 66%, globalmente em um teste mais amplo realizado em três continentes e com variantes múltiplas do vírus.

No teste com quase 44 mil voluntários, o nível de proteção contra casos graves e moderados da covid-19 foi de 66% na América Latina e de 57% na África do Sul, onde uma variante particularmente preocupante do coronavírus está circulando.

Duas outras vacinas já autorizadas da Pfizer com a BioNTech e da Moderna foram cerca de 95% eficazes na prevenção de casos sintomáticos em testes quando aplicadas em duas doses. Esses estudos, no entanto, foram realizados principalmente nos Estados Unidos e antes da ampla disseminação de novas variantes.

Prevenção de casos graves e moderados

O principal objetivo do estudo da J&J foi a prevenção de casos graves e moderados da covid-19, e a vacina foi 85% eficaz em impedir uma doença grave e a hospitalização em todos os lugares onde testes foram realizados e contra múltiplas variantes 28 dias após a vacinação.