ZONA NORTE

Grávida perde parte do enxoval após chuva invadir casas no Recife

Nesta segunda-feira (15), moradores contabilizaram prejuízo causado pela forte chuva

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/02/2021 às 14:43
CORTESIA
FOTO: CORTESIA
Leitura:

Moradores do bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, perderam móveis, roupas, feira do mês e até enxoval de bebê após a chuva invadiu as casas. Nesta segunda-feira (15), foi dia de contabilizar os prejuízos.

A empregada doméstica Lucia Maria dos Santos chorou ao ver a casa ser invadida pela água em questão de segundos. Rapidamente os cômodos ficaram alagados. Ventiladores, geladeira, móveis, tudo foi atingido pela água. A moradora da Rua Marialva contou que, em 40 anos, essa foi a primeira vez que a água entrou na casa dela. “Foi tudo muito rápido. Parecia um tsunami, invadindo tudo. Foi horrível!”, contou.

>> Moradores perdem tudo, após água da chuva invadir casas em Camaragibe

>> Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes no Sertão de Pernambuco

As compras do mês, o guarda-roupa e o sofá da casa se perderam. Assim como ela, o dia hoje foi de contabilizar prejuízos para outros moradores também como conta a autônoma Ângela Maria. “A gente acordou com os pés dentro d’água, e o desespero total”, disse.

Enxoval perdido

A cabeleireira Leide Ferraz está grávida de 8 meses e entrou em desespero ao ver parte do enxoval de João Guilherme se perder na água suja. “O desespero foi enorme. Eu só pensava no quartinho dele, porque eu pedi pra montar tem uns 15 dias. Eu não imaginava, de forma nenhuma, que isso pudesse acontecer. Eu moro aqui há muitos anos”, lamentou.

A gestante chegou até a levar dois choques. Ela perdeu muita coisa da casa e do bebê e tem medo das próximas chuvas.

Obra em canal

A rua marialva fica em cima de um canal. Obras de pavimentação estão sendo realizadas no local pela prefeitura. Um trecho ainda precisa ser concluído.

Os moradores acreditam que a obra inacabada é que esteja provocando o alagamento. O lixo fica acumulado e não tem para onde a água escoar. Resultado: alagamento.

Defesa Civil do Recife

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife recebeu, de sexta-feira até este domingo (14), 27 solicitações da população, entre pedidos de vistoria e de colocação de lonas. A Defesa Civil pode ser acionada pela população através do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.

Mais Lidas