Covid-19: "A qualquer momento teremos notícias de outras variantes no Brasil", alerta especialista

Médico e cientista Miguel Nicolelis foi entrevistado pela Rádio Jornal na tarde desta sexta-feira (5)
Gustavo Henrique
Publicado em 05/03/2021 às 15:25
Movimentação nas ruas do centro do Recife, na véspera de Natal Foto: Alex Oliveira / JC IMAGEM


Em entrevista à Rádio Jornal durante a tarde desta sexta-feira (5), o médico e cientista Miguel Nicolelis analisou a situação da pandemia de covid-19 em Pernambuco.

>>>Covid-19: Governador de Pernambuco diz que ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 94%

Os leitos de UTI da rede pública já possuem uma taxa de ocupação de 94%, de acordo com o governador Paulo Câmara. Na conversa com os apresentadores Anne Barreto e Leandro Oliveira, Nicolelis fez comentários pontuais sobre o cenário atual.

"Nós alertamos que as taxas estavam aumentando em todo o Nordeste. Nós tivemos festas de Natal, de Ano Novo e de Carnaval. O primeiro lockdown que foi feito no Grande Recife foi muito bem sucedido. O Governo do Estado tem que ajudar a população a ficar em casa", disse.

Sobre as variantes da covid-19, o cientista foi direto ao afirmar que uma nova linhagem do vírus pode aparecer a qualquer momento no Brasil. "A qualquer momento, teremos notícias de outras variantes no país. Como aconteceu na Califórnia, no Amazonas e em outros lugares. Por isso que está se falando que o Brasil vai ser o laboratório a céu aberto para o vírus se multiplicar e gerar novas variantes. Estamos nos tornando uma ameaça para nós mesmos e para o mundo inteiro".

Ainda segundo Longo, a faixa daqueles que possuem 85 anos ou mais teve uma redução, possivelmente por causa da vacinação contra a covid. "Já na faixa dos idosos com mais de 85, tivemos uma redução de 25% nos casos de síndrome respiratória aguda grave. Esse fator pode indicar um reflexo da vacinação dessas pessoas em Pernambuco"

Alerta para os jovens

Longo fez um alerta para os jovens que seguem descumprido o isolamento social e as medidas de segurança para conter o avanço da covid. "Os jovens que se acham invencíveis, que vão pra balada, que vão pra curtição, podem sim desenvolver casos graves. Então cuidem-se. Cuide de vocês e daqueles que ficam em casa. É muito importante que todos atentem para essa questão"

Possível novo hospital de campanha

O secretário de saúde de Pernambuco disse também que existe um plano para abrir um novo hospital de campanha no bairro dos Coelhos, área central do Recife.
"Temos o projeto de um hospital de Campanha para a região dos Coelhos. Estamos caminhando nesse processo, com os editais de chamamento tanto para a construção do equipamento, quanto para uma organização social que venha operar esse hospital, que inicialmente tem uma perspectiva de 430 leitos. A execução desse hospital vai depender da velocidade da doença e da quantidade de leitos que conseguirmos abrir nas próximas semanas", declarou.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory