Eleições 2022

Bolsonaro perderia para Lula e Huck se eleição fosse agora, afirma pesquisa

Contra Lula, Bolsonaro seria vencido por 52% dos votos, contra 34%

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/04/2021 às 7:48
EBC e Agência Brasil
FOTO: EBC e Agência Brasil

Se o segundo turno das próximas eleições presidenciais fossem agora, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perderia para o ex-presidente Lula (PT) e/ou para o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido). Num cenário contra o petista, Bolsonaro teria apenas 34% dos votos. Enquanto isso, Lula receberia 52%. A pesquisa é do instituto PoderData.

Os dados foram divulgados na noite dessa quarta-feira (14) e a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 deste mês. Segundo o levantamento, em se tratando de intenção de voto, a vantagem de Lula em relação a Bolsonaro é de 18%. Os números mostram uma situação mais crítica para Bolsonaro. Na pesquisa anterios, 36% indicavam que votariam no atual presidente, enquanto 41% preferiam o petista. O aumento de apoio a Lula foi de 11 pontos percentuais.

Contra Huck

Num eventual segundo turno contra Luciano Huck, Bolsonaro também teria uma derrota expressiva, de acordo com o PoderData. Bolsonaro ficaria com 35% dos votos. Já Huck, conquistaria 48% dos eleitores. Na pesquisa anterior, Huck estava com 40% das intenções de voto e Bolsonaro, com 37%.

Empate

Bolsonaro empataria em um segundo turno contra o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), contra o atual governador de São Paulo, João Dória, (PSDB) e contra o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (sem partido). Na primeira hipótese, Ciro e Bolsonaro ficariam, ambos, com 38% dos votos cada um. Já contra o tucano, Bolsonaro ficaria com 38% e Doria com 37% (na margem de erro da pesquisa que é de 1,8%).

Contra Sérgio Moro, a divisão de votos seria igual ao cenário contra Doria. Bolsonaro com 38% e Moro com 37%.