Vacinação contra covid-19

Veja quando você receberá segunda dose da CoronaVac no Recife, após prefeitura retomar vacinação

Por causa de atraso do governo federal, Prefeitura do Recife havia suspendido aplicação da segunda dose da CoronaVac; Retomada acontece nesta segunda-feira (10)

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 10/05/2021 às 10:36
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Atualização em 13/05: quem receberia a segunda dose da CoronaVac nesta quinta-feira (13) teve o agendamento adiado para a segunda-feira (17).

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) retomou nesta segunda-feira (10) a aplicação da segunda dose da CoronaVac. A imunização havia sido suspensa no dia 29 de abril, por falta de estoque, após o governo federal atrasar o envio de lotes da vacina que protege contra o novo coronavírus. Se você já recebeu a primeira dose, fique atento e veja quando receberá sua segunda dose:

O Recife - assim como todo o Estado de Pernambuco - ainda não tem doses suficientes para garantir a segunda aplicação em toda a população que já recebeu a primeira parte da fórmula. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, 21 mil moradores da cidade tiveram o recebimento da segunda dose reagendado. Nesta segunda (10), o município retoma o processo com apenas 7.610 doses.

Quando anunciou o adiamento da aplicação da segunda dose, a PCR informou que o reagendamento seria feito de forma automática, respeitando a ordem do primeiro agendamento. Isto é, quem iria receber a segunda dose no dia 29 de abril, deve ser vacinado nesta segunda (dia 10). Assim, quem receberia no dia 30 de abril, vai receber na terça-feira (dia 11); quem deveria ter sido vacinado no dia 1º de maio, deve receber o imunizante na próxima quarta-feira (12) e assim por diante. O local e horário de recebimento da vacina segue o mesmo que foi escolhido no momento do agendamento.

>>> Pernambuco tem déficit de 71 mil doses de CoronaVac para segunda dose.

No entanto, uma vez que a Prefeitura ainda não recebeu do Ministério da Saúde doses em quantidade suficiente, não se sabe ainda se o calendário será mantido. Oficialmente, a PCR não modificou o planejamento e o governo estadual espera receber até o fim desta semana um novo lote da CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Atual calendário de recebimento da segunda dose da CoronaVac no Recife:

  • Quem receberia em 29/04 passa a receber em 10/05
  • Quem receberia em 30/04 passa a receber em 11/05
  • Quem receberia em 01/05 passa a receber em 12/05
  • Quem receberia em 02/05 passa a receber em 13/05
  • Quem receberia em 03/05 passa a receber em 14/05
  • Quem receberia em 04/05 passa a receber em 15/05
  • Quem receberia em 05/05 passa a receber em 16/05
  • Quem receberia em 06/05 passa a receber em 17/05
  • Quem receberia em 07/05 passa a receber em 18/05
  • Quem receberia em 08/05 passa a receber em 19/05
  • Quem receberia em 09/05 passa a receber em 20/05

Para confirmar o dia, horário e local do recebimento da segunda dose, a PCR orienta que a população acesse o aplicativo ou site do Conecta Recife. Na plataforma, é necessário fazer login para receber informações pessoais.

CoronaVac

De acordo com a bula do imunizante, a CoronaVac deve ser aplicada em duas doses com intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda. Médicos do governo estadual garantem que o atual atraso não deve comprometer o processo de imunização na população, mas ainda não está claro o tempo máximo em que uma pessoa pode aguardar até receber a segunda dose da vacina, sem que o efeito positivo seja, eventualmente, reduzido.