Tensão em Israel, Fábio Wajngarten na CPI, vacinação de grávidas: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado
Victor Tavares
Publicado em 12/05/2021 às 6:10
Bombardeio em Gaza Foto: FOTO: Ahmad GHARABLI, Yahya HASSOUNA, Alexandra VARDI


Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Ataque aéreo de Israel derruba prédio de 13 andares do Hamas em Gaza. CPI da Pandemia ouve Fabio Wajngarten nesta quarta-feira (12) sobre atraso de vacinas. Ministro da Saúde anuncia compra de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer contra covid-19. Após recomendação da Anvisa, Saúde suspende vacinação de gestantes com AstraZeneca. Notificações de chicungunha têm aumento de 99% em Pernambuco. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Amor, relacionamento, divórcio e dinheiro'.

CPI da Covid

A CPI da Pandemia ouve nesta quarta-feira (12) o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten. Ele deve falar sobre o atraso na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde e as campanhas do governo federal em temas como isolamento social e “tratamento precoce”. A reunião está marcada para as 9h.

Ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten disse à revista Veja que o Ministério da Saúde foi responsável pelo atraso das vacinas Fonte: Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Tensão em Israel

Um bombardeio da Força Aérea de Israel destruiu instantaneamente nesta terça-feira, 11, um prédio de 13 andares na Faixa de Gaza usado pela liderança política do Hamas, grupo militante palestino que governa o enclave. Em resposta, o Hamas lançou foguetes contra os arredores de Tel-Aviv e deixou ao menos três pessoas feridas. O ataque é o mais recente desdobramento no aumento da violência na região e ocorre depois de o Hamas matar dois israelenses com foguetes lançados de seu território na cidade de Ashkelon. Bombardeios israelenses já mataram ao menos 28 pessoas em Gaza.

Bombardeio em Gaza
FOTO: Ahmad GHARABLI, Yahya HASSOUNA, Alexandra VARDI

Vacina em gestantes

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientar a suspensão da vacinação de gestantes com o imunizante Oxford/AstraZeneca, o Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (11) a suspensão para este segmento e para puérperas com o imunizante da marca. No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o Ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades. Aquelas que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas.

No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o Ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades
FOTO: RICHARDSON MARTINS/SESAU

Mais vacinas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta terça-feira (11) que o governo vai comprar mais 100 milhões de doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer para serem usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A compra foi viabilizada após a edição de uma medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário total de R$ 5,5 bilhões, anunciada nessa segunda-feira (10).

No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o Ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades
FOTO: RICHARDSON MARTINS/SESAU

Casos de Arboviroses

O Estado de Pernambuco notificou 2,4 mil casos de pessoas que adoeceram com sintomas de chicungunha este ano. Os registros vêm de 73 dos 184 municípios. O volume corresponde a um aumento de 99%, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em relação ao mesmo período de 2020. Desse total, 473 casos foram confirmados e 584 descartados. Os demais permanecem em investigação. O balanço da SES considera dados até o último dia 1º de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde menina morre suspeita de Dengue.
Divulgação/Agência Brasil

Debate da Super Manhã

Nesta quarta-feira (12), 'Amor, relacionamento, divórcio e dinheiro', às 11h. Wagner Gomes conversa com a psicóloga Adriana Barros, a psicanalista Maria Helena Barros e a advogada Karenina Moreno.

Debate da Super Manhã
Artes JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory