PANDEMIA

Morre homem com suspeita de infecção por variante indiana da covid-19 no RN

Paciente suspeito de ter sido infectado por variante indiana tinha 29 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/06/2021 às 16:37
Foicruz
FOTO: Foicruz

Um homem de 29 anos, que estava com suspeita de ter contraído a variante indiana do novo coronavírus, faleceu, conforme confirmou a Secretária de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (2). O paciente estava sendo monitorado e faleceu na última segunda-feira (31).

>> Quais vacinas são eficazes contra cepa indiana do novo coronavírus que chegou ao Brasil?

>> Cepa indiana: saiba em quais estados do Brasil existem casos suspeitos da nova variante do novo coronavírus

A Secretária de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte havia confirmado a investigação de dois casos suspeitos da variante indiana. No entanto, conforme notificou o Portal G1, não ficou se o paciente que faleceu é um dos dois casos suspeitos, ou se trata-se de um terceiro caso suspeito.

>> Variante indiana: “não tenho nem palavras”, desabafa especialista sobre falhas de vigilância na chegada de voos ao Brasil

>> Infectologista alerta que variante do coronavírus mais temível não é a indiana, mas a inglesa; saiba tudo sobre ela

Análise genética

O paciente havia saído do Estado do Maranhão, onde teve contato confirmado com a variante B.1.617. Ele foi testado positivo para a covid-19 e estava hospitalizado, em isolamento na terapia intensiva. O resultado da análise genética que mostrará com qual cepa ele esteve infectado ainda não foi divulgado.

Se for confirmado, será o primeiro caso oficial de pessoa contaminada com a cepa indiana no Rio Grande do Norte. Até o momento, o Brasil tem oito casos confirmados da variante indiana, sendo seis no Maranhão, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Juiz de Fora. O Ministério da Saúde informou que os casos no Espírito Santo, Pará, Distrito Federal e Ceará foram descartados para a nova variante.