O governo tem que atuar como um todo, diz ex-ministro de Minas e Energia, sobre crise elétrica

Ex-ministro de Minas e Energia, o pernambucano José Jorge participou do Passando a Limpo desta quarta-feira (30).
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 30/06/2021 às 10:37
Em novembro, ocorreram três fatores que fizeram o envio da energia para outras regiões atingir esse volume maior Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O ex-ministro de Minas e Energia José Jorge participou do Passando a Limpo da Rádio Jornal na manhã desta quarta-feira. Na pauta, a crise de abastecimento elétrico no país. Para o especialista, para resolver o problema, o governo precisa agir de forma conjunta, com vários ministérios.

"Para economizar energia, o Ministério de Minas e Energia não tem estrutura nenhuma. O governo tem de atuar como um todo. [Quando estive no governo] foi um trabalho com vários ministérios. Passou a ser prioridade do governo", contou José Jorge, que atuou no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no início dos anos 2000.

"Do lado da demanda, cabia a esse comitê para fazer restrições [no consumo de energia]. Por exemplo, a indústria do cimento tinha de diminuir 30% do consumo de energia. Cada segmento tinha uma discussão à parte, que muitas vezes demorava dias", disse o ex-ministro, lembrando ainda que o pedido para que a população reduza o consumo de energia não surte "muito efeito".

Ouça a entrevista na íntegra:

Listen to Jos Jorge Passando a Limpo 30062021 byRdio Jornal on hearthis.at

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory