NUTRIÇÃO

Kombucha: conheça a bebida com mais de 70 benefícios à saúde e saiba como fazer em casa


A kombucha é feita à base de chá e é considerada, pelos nutricionistas, como benéfica ao organismo

Divulgação/Chamor Kombuchas
FOTO: Divulgação/Chamor Kombuchas
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O que é a kombucha? É um bebida fermentada por colônias de bactérias que são benéficas ao organismo e, portanto, funcional ao sistema imunológico. Feito à base de chá, geralmente verde ou preto, a kombucha conquistou muitos adeptos durante a pandemia da covid-19, apesar de popularmente ser desconhecida, por ser considerada nutricionalmente segura. A kombucha conta com mais de 40 bactérias em composição e a tendência é que faça bem à saúde.

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De acordo com o nutricionista Igor Carvalho, em entrevista ao Jornal do Commercio, não há contraindicações para o consumo entre adultos e idosos. No entanto, ainda não existem estudos que garantam total segurança para criançad. Além disso, a kombucha deve ser evitada por gestantes. Acesse a coluna Vida Fit, no JC Online, e conheça tudo sobre a bebida probiótica, que tem mais de 70 benefícios à saúde.

Confira alguns dos principais benefícios da kombucha:

  • Contribui para emagrecer porque regula o apetite e diminui a obesidade;
  • Combate a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das
    grandes causas de gastrite;
  • Previne infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
  • Atua como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
  • Alivia e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por desintoxicar o organismo;
  • Melhora o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
  • Reduz o estresse e combate a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
  • Reduz a dor de cabeça e a tendência às enxaquecas;
  • Melhora o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de
    tomar antibióticos.

Como fazer o kombucha em casa?

O processo para fazer o kombucha não é complexo, mas requer certos cuidados como limpeza, pote de vidro, local escuro para o processo de fermentação e, acima de tudo, paciência. De acordo com a coluna VivaBem, do UOL, é preciso ter um scoby, que significa cultura simbiótica de bactérias e leveduras, sendo ideal um orgânico e de fonte confiável. O objetivo é garantir a qualidade. Confira abaixo os ingredentes e modo de prepara da kombucha:

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada
  • 100 g de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de chá preto, verde ou branco
  • Scoby

Modo de preparo

Primeira fermentação:

  1. Aqueça 300 ml de água até o ponto de fervura.
  2. Desligue e adicione o chá e o açúcar escolhidos. Mexa para dissolver e abafe por 10 minutos.
  3. Adicione o restante da água.
  4. Peneire o chá e transfira o líquido adoçado para um recipiente de vidro ou cerâmica.
  5. Com o líquido frio ou em temperatura ambiente, adicione o scoby.
  6. Tampe com o tecido ou o papel toalha e prenda com um elástico em volta do vidro.
  7. Deixe em local mais escuro e reservado, por pelo menos sete dias. No sétimo dia, prove o sabor da bebida, para sentir se o líquido já está ácido o suficiente para começar a segunda fermentação. A temperatura ideal de fermentação é de 24 a 29ºC e pode durar até 20 dias.

Segunda fermentação:

  1. Depois de pronto, retire o scoby e transfira o líquido para outra garrafa. Acrescente aos 300 ml da bebida fermentada açúcar ou mel, frutas processadas em forma de suco ou em pedaços (maçã, melancia, carambola, abacaxi) e especiarias (cravo, canela).
  2. Para armazenar dessa vez, é possível utilizar qualquer garrafa que fique bem fechada e permita que o gás carbônico produzido não escape.
  3. Na geladeira, a bebida dura de três a quatro dias.

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