Na Espanha, assassinato de brasileiro gay provoca onda de protestos

Samuel Luiz Muñiz, de 24 anos de idade, foi espancado por várias pessoas
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/07/2021 às 12:19
Samuel foi vítima de homofobia, diz família de brasileiro morto na Espanha Foto: Reprodução/Facebook


Um jovem gay de 24 anos de origem brasileira foi brutalmente espancado até a morte no final de semana, na Espanha. Samuel Luiz Muñiz sofreu as agressões por um grupo de cerca de 10 homens, em uma boate.

Nessa segunda (5), várias manifestações denunciaram o caso de homofobia. Samuel nasceu no Brasil e chegou à Espanha com 1 ano de idade. Ele foi encontrado inconsciente na cidade de La Coruña, no Noroeste espanhol. Os médicos confirmaram a morte do rapaz na manhã do sábado (3).

De acordo com uma amigo da vítima, as agressões começaram quando um homem achou que estava sendo filmado por Samuel. Depois, o homem voltou com um grupo de mais de 10 pessoas para bater em Samuel.

Após agredirem a vítima, os criminosos fugiram. Até a última atualização desta reportagem, os criminosos ainda não haviam sido identificados.

Manifestação

Na segunda-feira (5), milhares de pessoas foram às ruas de Madri. Os manifestantes gritavam "Não são espancamentos, são assassinatos" e "Justiça para Samuel. Homofobia e fascismo são o mesmo".

"Espero que a investigação da polícia em breve encontre os autores do assassinato de Samuel e esclareça os fatos", escreveu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em uma rede social.

"Foi um ato selvagem e cruel. Não vamos dar um passo atrás em direitos e liberdades. A Espanha não vai tolerar isso", concluiu o premiê espanhol.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory