Pernambuco registra mais 354 casos de covid-19 e confirma 46 óbitos

Total de casos confirmados em Pernambuco desde o início da pandemia da covid-19 se aproxima de 580 mil
Ísis Lima
Publicado em 20/07/2021 às 14:13
Mais da metade das amostras de pacientes residentes no Agreste e Zona da Mata detectaram a presença da cepa relatada primeiramente no Amazonas Foto: Miva Filho/ SES


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (20), 354 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 100 (28%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 254 (72%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 579.779 casos confirmados da doença, sendo 51.257 graves e 528.522 leves.

Também foram confirmados 46 óbitos pela SES-PE, ocorridos entre 29/09/2020 e 19/07/2021. Com isso, o Estado totaliza 18.388 mortes pela covid-19.

Avanço da imunização

Pernambuco prevê receber mais cerca de 395 mil doses de vacinas contra a covid-19. A informação foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (19). Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que Pernambuco receba os novos lotes nos próximos dias.

No total, serão 257 mil doses de imunizantes da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 52 mil doses da Pfizer/BioNTech e 85 mil doses da CoronaVac/Butantan.

Com as novas remessas, Pernambuco vai dar ainda mais celeridade ao processo de imunização, iniciando o esquema vacinal de novos públicos. “É uma importante notícia sobre a vacinação, porque será possível avançar nas faixas etárias e ampliar os grupos a serem imunizados com a primeira dose em todos os municípios pernambucanos”, comemorou Paulo Câmara.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory