doença

Menino de 7 anos morre após ser infectado com doença rara e conhecida como 'ameba comedora de cérebro'

A criança contraiu a infecção em um lago na propriedade onde morava com a família. Conheça os sintomas da doença

Com informações do Estado de Minas
Com informações do Estado de Minas
Publicado em 19/08/2021 às 14:45
Reprodução
FOTO: Reprodução

Um menino de apenas 7 anos morreu depois que entrou em contato com um raro protozoário e foi diagnosticado com uma doença chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM na sigla em inglês). O garoto morreu apenas uma semana depois de ser infectado com a doença, em um lago na propriedade onde morava com a família na Califórnia, nos Estados Unidos, e foi causada por um parasita raro e com nome popular de "ameba comedora de cérebro".

> Menino de 7 anos nada cerca de uma hora até conseguir ajuda para o pai e a irmã

A morte aconteceu no último 7 de agosto, mas a notícia foi revelada nesta quinta-feira (19), após os médicos identificarem um inchaço no cérebro. A criança chegou a ser levada para o hospital local em 30 de julho e transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI), mas não resistiu. Na Califórnia, onde houve a morte do garoto, foram notificados apenas 10 casos desde 1971. Até hoje, menos de 400 casos foram confirmados no mundo.

Conheça a doença

O nome científico do protozoário é Naegleria fowleri. A 'ameba comedora de cérebro' e ele é conhecida por se proliferar em locais de 'água doce, parada e quente'. A contaminação ocorre pelo nariz e o micro-organismo se instala no cérebro das vítimas. De acordo com a apuração do jornal Estado de Minas, a doença é fatal em 97% dos casos.

Sintomas

Normalmente, o primeiro estágio da doença é marcado por febre, náuseas e vômito. Caso a infecção avance para uma situação mais grave, pode haver rigidez muscular, convulsões e alucinações.