ENERGIA ELÉTRICA

Quanto custa a telha solar em concreto da Eternit? Conheça o 1º produto do tipo a ser vendido no Brasil

A Eternit deu início à comercialização da sua telha solar de concreto BIG-F10

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 31/08/2021 às 9:08
Divulgação/ Eternit
FOTO: Divulgação/ Eternit

A empresa Eternit já iniciou as vendas de sua telha solar de concreto BIG-F10. É o primeiro produto do tipo a ser comercializado no Brasil. A Tégula Solar permite a transformação da luz solar em energia elétrica. Diante do risco de enfrentar um apagão, o material pode ser uma boa aposta para os brasileiros.

>> Telha solar da Eternit diminui o calor em casa e é fácil de instalar? Quanto tempo pode durar? Saiba as repostas

Inicialmente, a telha solar da Eternit foi vendida para clientes selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade fabril, em Atibaia. A escolha dos primeiros clientes "foi feita pela equipe técnica e comercial da empresa com base na capacidade inicial de produção e na formação de um portfólio de projetos de referência para diversas condições climáticas, padrões construtivos e possibilidades de aplicação”, informou a empresa.

>> Vai ter apagão em 2021? Quais foram os maiores blecautes do Brasil?

>> Como evitar apagão no Brasil?

Sobre o produto

Aprovada e registrada pelo Inmetro desde 2019, a telha Tégula Solar mede 36,5 cm por 47,5 cm e é composta de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície. Possui uma potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos. Segundo a Eternit, não existe manutenção para as telhas, apenas recomendamos limpeza a cada 6 meses.

Veja o vídeo:

Quando custa a telha solar da Eternit?

Segundo a empresa, o valor do produto ainda não está definido, no entanto, a Eternit afirmou que "as telhas
serão competitivas em preço com as atuais alternativas do mercado, com inúmeras vantagens".

Durabilidade da telha solar

No site, a Eternit conta que a telha de concreto comum, não fotovoltaica, dura mais de 40 anos. Para a geração de energia, foi utilizada a tecnologia de silício monocristalino, que tem durabilidade acima de 20 anos. "A vida útil e as condições de garantia da telha fotovoltaica serão divulgadas quando o produto estiver disponível comercialmente", diz a empresa.

Como instalar as telhas?

Segundo o responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da Eternit, Luiz Antonio Lopes, as telhas são de fácil instalação. "É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico", diz.

Há risco de choque elétrico ou incêndio?

Todos os produtos fotovoltaicos devem atender às normas de segurança e ser projetados e instalados por pessoal qualificado. No caso da Tégula, a utilização da telha de concreto, que não queima e não propaga fogo, além da potência por telha, reduz ainda mais riscos de choque elétrico e incêndio.