Astronomia

Como foi o eclipse de hoje, 19 de novembro? Veja vídeos e fotos do eclipse lunar de hoje, do começo ao fim

Sexta-feira amanheceu com eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos

Com informações do SBT
Com informações do SBT
Publicado em 19/11/2021 às 7:36
Reprodução/Associación Entrerriana de Astronomia
FOTO: Reprodução/Associación Entrerriana de Astronomia

>> Fotos do eclipse de hoje, 19 de novembro: veja vídeos e fotos do eclipse lunar e saiba como foi o eclipse de hoje

Muita gente acordou cedo, nesta sexta-feira (19) para ver o eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos, quando a Lua teve mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra. O fenômeno aconteceu por volta das 4h da madrugada, com duração de três horas e meia.

>> O eclipse de hoje, 19 de novembro, já passou? Ainda tem como ver? Ele afeta nossa vida até quando?

>> Veja detalhes do eclipse lunar mais longo em 580 anos, nesta sexta-feira (19)

Visibilidade

No Brasil, muitos lugares foram prejudicados pelo tempo chuvoso e não conseguiram ver o alinhamento da Terra e da Lua. A região Norte foi a que proporcionou a melhor visão do fenômeno, que foi registrado por moradores, nas redes sociais.

Veja registros em tempo real do começo ao fim do eclipse

Confira registros da Associación Entrerriana de Astronomia desde o começo aos momentos finais do eclipse lunar desta sexta-feira, 19 de novembro.

 
 
 
 

'Lua de sangue'

A lua avermelhada é conhecida como 'Lua de Sangue'. A cor vermelha acontece graças ao fenômeno da Dispersão de Rayleigh, que é o mesmo que explica "por que o céu azul e o pôr do sol vermelho", segundo a Nasa. "Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua", informa a agência em seu site.