
O surto de gripe que tem atingido vários estados do Brasil neste final de ano tem preocupado parte da população. Hospitais têm registrado o aumento de procura por atendimento também. Diante deste cenário, muita gente quer saber se é possível receber a vacina da gripe estando gripado.
Pode ou não pode?
Segundo os médicos, pessoas gripadas não devem receber a vacina da gripe. A orientação está relacionada a possíveis efeitos colaterais da aplicação do imunizante. Isto é, caso a pessoa esteja doente, receba a vacina e tenha uma mudança de sintomas, fica difícil que o médico saiba se a doença está se agravando ou se os sintomas são um efeito natural do corpo reagindo ao recebimento da injeção.
Portanto, não há dúvidas sobre a eficácia e segurança da vacina aplicada contra a gripe no Brasil.
Febre alta, desarranjos intestinais intensos e dores musculares são indicativos de que você deve aguardar alguns dias até melhorar e, ai sim, receber a vacina contra a gripe.
>>> Gripe H3N2: primeira morte no ano é confirmada em Pernambuco
“Na verdade, pedimos a qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção para esperar um tempinho antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outra. Mas reforço que a vacina da gripe, por si só, não vai agravar qualquer enfermidade”, diz o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), em entrevista à revista Veja.
Quem está com resfriado leve pode receber a vacina?
Sim, de acordo com o profissional, quadros leves, como resfriado, não impedem o recebimento do imunizante.
.
Comentários