Saúde

Pode tomar vacina da gripe estando gripado? Veja resposta

Surto de gripe em vários estados do país tem preocupado população

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 21/12/2021 às 11:41 | Atualizado em 21/12/2021 às 11:43
Notícia
Pixabay
Acetilcisteína é bastante utilizada no tratamento de tosses por tornar a secreção pulmonar mais fluída e fácil de ser eliminada - FOTO: Pixabay

O surto de gripe que tem atingido vários estados do Brasil neste final de ano tem preocupado parte da população. Hospitais têm registrado o aumento de procura por atendimento também. Diante deste cenário, muita gente quer saber se é possível receber a vacina da gripe estando gripado.

Pode ou não pode?

Segundo os médicos, pessoas gripadas não devem receber a vacina da gripe. A orientação está relacionada a possíveis efeitos colaterais da aplicação do imunizante. Isto é, caso a pessoa esteja doente, receba a vacina e tenha uma mudança de sintomas, fica difícil que o médico saiba se a doença está se agravando ou se os sintomas são um efeito natural do corpo reagindo ao recebimento da injeção. 

Portanto, não há dúvidas sobre a eficácia e segurança da vacina aplicada contra a gripe no Brasil.

Febre alta, desarranjos intestinais intensos e dores musculares são indicativos de que você deve aguardar alguns dias até melhorar e, ai sim, receber a vacina contra a gripe. 

>>> Gripe H3N2: primeira morte no ano é confirmada em Pernambuco

“Na verdade, pedimos a qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção para esperar um tempinho antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outra. Mas reforço que a vacina da gripe, por si só, não vai agravar qualquer enfermidade”, diz o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), em entrevista à revista Veja.

Quem está com resfriado leve pode receber a vacina?

Sim, de acordo com o profissional, quadros leves, como resfriado, não impedem o recebimento do imunizante.

.

Comentários