Minas Gerais

Capitólio: Em 2012, turista já alertava para possibilidade de pedra cair; deslizamento deixou mortos e feridos

"Essa pedra vai cair", alertou o turista, sobre a pedra do Capitólio

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 08/01/2022 às 17:35 | Atualizado em 09/01/2022 às 16:53
Notícia
REPRODUCAO/FACEBOOK
Homem alertou sobre risco da rocha cair em 2012 - FOTO: REPRODUCAO/FACEBOOK

O deslizamento de uma grande rocha, neste sábado (8), no município de Capitólio, em Minas Gerais, deixou sete mortos e diversos feridos até o momento. Uma publicação feita por um turista, em 2012, viralizou nas redes sociais. Nela, o homem postou uma foto da rocha que cedeu e escreveu: "Essa pedra vai cair".

>> Capitólio-MG: Jogador do Athletico-PR conta como escapou da tragédia; veja

.

Deslizamento no Capitólio

Quatro embarcações com turistas foram atingidas por um deslizamento de pedras no Lago de Furnas. Um vídeo, filmado por turistas que estavam no local, mostra o momento exato em que uma grande rocha se desprende e atinge as lanchas.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as informações apontam que uma "tromba d'água” junto a pedras teria causado deslizamento das pedras de uma altura de mais de 5 metros. Veja o vídeo:

Cabeça d'água matou três no Capitólio em 2021

No dia 2 de janeiro do ano passado, uma cabeça d'água matou três pessoas no complexo de cachoeiras do Canyon Cascata Eco Parque, no Capitólio. Na época, banhistas que frequentavam o local foram surpreendidos por uma cabeça d'água e arrastados pela força da correnteza em direção ao lago da represa de Furnas.

As vítimas foram um homem de 23 anos e duas mulheres de 24 anos. No episódio, os bombeiros também resgataram 16 pessoas que ficaram ilhadas em meio à correnteza, sendo 11 com o auxílio de helicóptero e cinco pelas equipes de terra.

Prefeituras tinham definido plano de ação para evitar acidentes

Após o episódio de 2021, as prefeituras de São João Batista da Glória, São José da Barra e Capitólio definiram um plano de estudos com o objetivo de definir protocolos de segurança para o complexo de cachoeiras.

Na época, o prefeito de Capitólio detalhou o plano. "Em médio prazo estamos trabalhando questões de leis, dentro dos nossos municípios, após um plano de estudo bem elaborado e bem executado indicar o procedimento e o protocolo correto a ser seguido por cada atrativo turístico. Cada município agora vai entrar em contato com os proprietários de atrativos eco culturais, chama-los para uma reunião, passar a eles esse plano de ação e buscar com eles essa parceria para que a gente possa caminhar juntos”, afirmou.

Comentários