DESASTRE

Após erupção de vulcão em Tonga, autoridades alertam sobre possível 'tsunami menor' na Ilha de Páscoa e na costa do Chile

Uma mensagem de emergência foi enviada aos habitantes das áreas afetadas no Chile depois da erupção do vulcão

AFP Flávio Oliveira
AFP
Flávio Oliveira
Publicado em 15/01/2022 às 16:51 | Atualizado em 15/01/2022 às 17:15
Notícia
Reprodução
Depois da erupção vulcânica, muitas casas foram atingidas por um tsunami - FOTO: Reprodução

Após erupção de um vulcão em Tonga, o Escritório Nacional de Emergências (Onemi) chileno alertou, neste sábado (15), sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa e parte da costa continental no país.

Uma mensagem de emergência foi enviada aos habitantes das áreas afetadas. "Por precaução, SAIA DA ÁREA DA PRAIA, devido a um tsunami menor", dizia o comunicado. O alerta foi feito como "medida preventiva" no caso de uma eventual ocorrência.

Lugares em alerta

O alerta afetou apenas a Ilha de Páscoa e o arquipélago de Juan Fernández, no início do dia. Além desses locais, também foi emitido o alerta para as bases da costa da Antártida. Já o último relatório incluiu as praias e áreas costeiras de várias outras regiões em alerta "por precaução".

"SHOA (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile) informa que estende o Estado de Precaução para a orla costeira das regiões de Ñuble, Biobío, La Araucanía, Los Ríos e Los Lagos, além da região de Arica e Parinacota e Coquimbo, Arquip. Juan Fernández, Ilha de Páscoa, San Félix e Antártica Chilena", publicou o órgão nas redes sociais.

A Onemi destacou que na Ilha de Páscoa percebeu-se, até agora, um pequeno aumento do nível do mar de cerca de 30 centímetros, que pode chegar até um metro com o passar das horas. Esse foi o primeiro território do Chile a ser atingido pelo tsunami.

.

Fuga dos habitantes

Neste sábado (15), os habitantes das ilhas de Tonga fugiram para regiões altas antes do tsunami perto de 1,2 metros causado por uma nova erupção - ouvida a centenas de quilômetros de distância - do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha'apai.

A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" nas Ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, segundo autoridades locais.