inseto

De onde vêm as formigas de asa? Saiba porque elas aparecem quando chove


Indesejadas, as formigas de asa ficam nas paredes e em torno de lâmpadas quando chove

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 16/01/2022 às 21:23
Notícia
REPRODUÇÃO/WIKICOMMONS
Majoritariamente, entre as formigas, apenas machos e rainhas têm asas - FOTO: REPRODUÇÃO/WIKICOMMONS
Leitura:

Indesejadas, as formigas de asa ficam nas paredes e em torno de lâmpadas quando chove. Da classe Insecta, essas formigas podem ser de qualquer espécie, já que quase todas as espécies de formigas podem ter asas.

>> Porto de Galinhas: cartão postal de Pernambuco embaixo dágua após fortes chuvas

>> Chuvas deixam mais de 40,8 mil desalojados no Brasil

Por que as formigas de asa aparecem quando chove?

Como a época de chuvas é propícia para a multiplicação de vários insetos, neste período as formigas aproveitam para se deslocar a novos espaços e, para fundar o novo ninho, é necessário que elas escavem a superfície escolhida, como o solo.

No entanto, durante os meses de calor, o solo fica duro e seco. Dessa forma, é preciso que haja alguma umidade para amolecê-lo e permitir que as formigas cabem as fundações de sua nova colônia.

Ao sentirem a aproximação da chuva, as formigas, então, se preparam para fundar novas colônias. O deslocamento, além de ter função territorial, também tem interesse reprodutivo.

O que leva as formigas para as casas?

Por precisar de um pouco de umidade para a fundação das novas colônias, casas que possuem lixo acumulado ou cantos com acúmulo de água podem ser vetores de atração destes insetos.

Além disso, como são fotossensíveis, as luzes das residências as atraem. Por fim, o excesso de umidade é prejudicial e, por isso, uma casa se torna um abrigo perfeito para estes insetos.

Com informações do Jornal O Povo

Comentários


Mais Lidas