EDUCAÇÃO

Que horas o Sisu atualiza a nota de corte? Veja aqui o cronograma completo

Inscrições do Sisu 2022 estão abertas e seguem até o dia 18 de fevereiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/02/2022 às 16:05 | Atualizado em 16/02/2022 às 18:09
Notícia
Reprodução/NE10 Interior
Ao todo, serão formadas três turmas para encontros que irão ocorrer de forma online de maio e junho - FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Os candidatos que desejam conquistar uma vaga em instituições públicas de ensino superior devem ficar atentos ao calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o Sisu 2022 começaram nesta terça-feira (15).

Para garantir uma vaga em uma instituição de ensino superior, uma das etapas importantes e que os candidatos devem ficar atentos é com relação à nota de corte, que é atualizada diariamente. 

Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Vale destacar que nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. 

Que horas o Sisu atualiza a nota de corte?

A nota de corte é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição. No caso, a partir desta quarta-feira (16). O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Não há uma nota de corte unificada para todos os cursos de graduação. Além da atualização diária da nota de corte as classificações dos candidatos também são atualizadas todos os dias.

Essa nota de corte representa a nota do último candidato classificado nas vagas de determinado curso. Ou seja, até aquele momento, candidatos com notas igual ou superior ao corte estarão classificadas e as que estiverem abaixo, não foram classificadas.

Geralmente, a nota de corte do Sisu é atualizada no horário da madrugada. 

O que é a classificação parcial?

Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.

Quem pode se inscrever no Sisu 1°/2022?

Para se inscrever no Sisu, os candidatos devem ter realizado o Enem de 2021, ter obtido na redação nota que não seja zero e não esteja na situação descrita no Edital do Enem 2021.

Caso o candidato já tenha participado de outras etapas do Sisu, ele também pode concorrer novamente a uma vaga. Basta ter feito o Enem de 2021. 

Como é feita a inscrição no Sisu 2022?

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu 2022 ocorrerá por meio do Login Único do Governo Federal, mediante uma conta gov.br. 

Caso o candidato ainda não possua uma conta gov.br, basta clique aqui para criar uma. Caso já possua conta cadastrada, digite seu CPF e senha. Caso o candidato não se lembre da senha de sua conta gov.br, é possível recuperá-la na página clicando aqui.

O candidato pode escolher até duas opções de curso. Além disso, é possível alterar suas opções durante as inscrições.

Paga para realizar a inscrição no Sisu?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas.

Qual o período de inscrição no Sisu?

As inscrições do Sisu 2022 podem ser feitas no período de 15 de fevereiro a 18 fevereiro.

Quais os documentos para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa concluir seu login clicando no botão “Entrar com gov.br” disponível na página do Sisu.

É necessário, no entanto, que o candidato esteja atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

Quando sai o resultado do Sisu 2022?

O resultado da chamada regular do Sisu 2022 será divulgado no dia 22 de fevereiro. Os estudantes deverão fazer a matrícula da chamada regular de 23 de fevereiro até 8 de março.

O prazo para para participar da lista de espera e concorrer as vagas remanescentes vai de 22 de fevereiro até 8 de março. Esses candidatos convocados em lista de espera pelas instituições serão convocados a partir do dia 10 março.

Comentários