Tragédia em Petrópolis

PETRÓPOLIS: Número de mortos pode passar de 200; corpos estão em caminhão frigorífico; veja notícias de hoje

Até a manhã desta quinta-feira (17), 104 corpos já haviam sido localizados; 134 pessoas estão desaparecidas

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/02/2022 às 10:02 | Atualizado em 17/02/2022 às 11:47
Notícia
CARL DE SOUZA / AFP
Destruição causada pela chuva em Petrópolis - FOTO: CARL DE SOUZA / AFP

O número de mortes causadas pela forte chuva na cidade de Petrópolis na última terça-feira (15) pode passar de 230. Até a última atualização desta reportagem, às 10h, 104 corpos já haviam sido encontrados, mas o número de desaparecidos é maior: ao menos 134 pessoas não estão sendo localizadas por familiares. 

Leia mais

PETRÓPOLIS: após chuvas, importantes pontos turísticos da cidade sufocam em lama; veja imagens

As autoridades locais pediram para que pessoas com familiares desaparecidos prestem queixa na delegacia de polícia de Petrópolis. Ao longo da madrugada, os bombeiros tiveram de interromper parte das buscas, pelo risco de novos deslizamentos. No total, cerca de 500 homens do Corpo de Bombeiro e outros 200 da Polícia Civil trabalham nas buscas. 

Algumas das vítimas desaparecidas estavam em dois ônibus que foram carregados pela força da água. Veja vídeo do momento em que passageiros tentavam se salvar, mas foram engolidos pela enxurrada:

Mortes

Dos corpos encontrados, 101 estão no Instituto de Medicina Legal de Petrópolis. Treze mortos até o momento são crianças ou adolescentes. O número de mortos é tão alto que o IML precisou contratar um caminhão frigorífico para guardar os corpos, que aguardam a perícia. 

Muitas pessoas morreram soterradas dentro de casa, após a enxurrada de água e lama invadir as residências das famílias. Mais de 36 horas após a forte chuva, o cenário em Petrópolis ainda é de muita destruição. As imagens da TV Globo mostram muita lama nas ruas, além de entulho. Árvores e carros de cabeça para baixo ainda estão espalhados pela rua. 

Quem anda por Petrópolis na manhã desta quinta-feira (17) ainda encontra também muitas pedras que rolaram ladeira abaixo carregas pela água que caiu na terça-feira. Reportagem da Globo também mostrou o caso de uma família que está sem conseguir sair de casa, por causa da grande quantidade de entulho na porta do lar. Duas idosas estão dentro da casa. "Estamos preocupadas porque se alguém passar mal aqui dentro, como vamos sair?", questionou a filha de uma das idosas. 

Forte chuva

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, em seis horas, choveu o esperado para todo o mês de fevereiro. "Foram 240 milímetros em apenas duas horas", disse o governador Cláudio Castro.

Especialistas alertam, no entanto, que as causas da tragédia não estão relacionadas apenas à intensidade da chuva, mas também à falta de um plano de prevenção eficiente para evitar as mortes, uma vez que não é a primeira vez que isso acontece. 

Em 2011, por exemplo, 900 pessoas morreram após fortes chuvas na mesma região serrana, do Rio de Janeiro. 

.

Comentários