CONFLITO

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: 'Brasil não está neutro', diz Mourão, criticando invasão russa


Mourão disse ainda que o Brasil respeita a soberania da Ucrânia

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 24/02/2022 às 10:57
Notícia
BRUNO BATISTA/VPR
Mourão falou com a imprensa, na chegada ao Palácio do Planalto, sobre a invasão russa à Ucrânia - FOTO: BRUNO BATISTA/VPR
Leitura:

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil não está neutro em relação à guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Militar de carreira, Mourão afirmou que o Brasil não concorda com invasão de militares russos ao território ucraniano.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

Até a última atualização desta reportagem, o presidente Jair Bolsonaro não havia se posicionado sobre os conflitos no leste europeu

Diante do silêncio de Bolsonaro sobre a invasão, até aqui, foi Mourão quem se posicionou pelo governo brasileiro.

Solidariedade à Rússia

Vale lembrar que na semana passada, o mandatário brasileiro fez viagem oficial à Rússia. Ao lado de Putin, Bolsonaro disse que é solidário à Rússia, sem especificar sobre o que se referia essa solidariedade.

A declaração do presidente criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.

Questionado sobre a ida de Bolsonaro à Rússia, quando o presidente ser solidário ao país e que Putin buscava a paz, Mourão não quis comentar. “Eu não comento as palavras do presidente", disse.

Comentários


Mais Lidas