Guerra

NOTÍCIAS DA GUERRA DA UCRÂNIA: Após invasão da Rússia, 100 mil ucranianos fogem de suas casas, milhares deles para o exterior

A Rússia invadiu a Ucrânia nesta quinta-feira (24)

AFP
AFP
Publicado em 24/02/2022 às 19:08 | Atualizado em 24/02/2022 às 19:12
Notícia
REPRODUCAO
Suposta explosão na Ucrânia - FOTO: REPRODUCAO

Após a invasão da Rússia, quase 100.000 pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia e milhares buscaram refúgio no exterior, segundo informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (24).

"Não podemos confirmar ainda os números exatos, mas está claro que houve importantes deslocamentos para o interior do país e alguns movimentos nas fronteiras", declarou à AFP Shabia Mantoo, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Acreditamos que cerca de 100.000 pessoas já fugiram de suas casas e podem ter se mudado para dentro do país e que vários milhares cruzaram as fronteiras internacionais", completou.

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, anunciou durante o dia o reforço das operações e capacidade do Acnur na Ucrânia e nos países vizinhos.

Além disso, o Alto Comissário pediu ainda que os governos desses países "deixem as fronteiras abertas para as pessoas que buscam segurança e proteção" vindos da Ucrânia.

"Estamos prontos para apoiar os esforços de todos para responder a qualquer situação de deslocamento forçado", escreveu Grandi em comunicado.