
Nesta quinta-feira (24), em um choque para a população mundial, a Rússia invadiu a Ucrânia. As tropas do presidente russo Vladimir Putin se deslocam com velocidade por cerca de 10 regiões do país. Mas, afinal, qual o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia? Entenda abaixo:
.
Qual o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia?
“É uma questão basicamente de geopolítica, mexendo com o tabuleiro de xadrez da política internacional. É como se fosse um triângulo com três vértices: de um lado a Rússia, do outro lado os Estados Unidos e o terceiro vértice seria a Europa propriamente dita. E, no meio de toda esta confusão, está um país relativamente pequeno, que é a Ucrânia”, resume assim o professor aposentado de História Contemporânea, Antônio Barbosa, da Universidade de Brasília (UnB).
O estudioso aponta que as movimentações de Vladimir Putin têm a ver com o propósito de mostrar para o mundo que o país “continua no jogo das grandes potências”. Antônio lembra que, com o fim da União Soviética, em 1991, nos anos que se seguiram, o poder mundial aparente estava concentrado nas mãos dos Estados Unidos.
“Putin está conseguindo mostrar que, apesar de a União Soviética não existir mais, de ter perdido o controle sobre os países do Leste Europeu, a Rússia continua sendo uma grande potência, inclusive mantendo intacto o seu arsenal nuclear”, explica.
Comentários