Guerra na Ucrânia

Brasileiros na Guerra da Ucrânia devem ser resgatados esta semana; veja como deve ser operação

Aviões da FAB devem sair do Recife nesta terça-feira (1º), em direção à Polônia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 28/02/2022 às 9:38 | Atualizado em 28/02/2022 às 9:41
Notícia
Sgt Johnson/Agência FAB
Avião da Força Aérea Brasileira (FAB) - FOTO: Sgt Johnson/Agência FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) planeja começar uma operação para resgatar brasileiros que conseguiram sair da Ucrânia nos últimos dias. De acordo com o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros vivem no país que foi invadido pela Rússia, mas apenas cerca de 80 conseguiram cruzar a fronteira em busca da paz. 

De acordo com apurações do portal G1, duas aeronaves devem sair do Recife em direção à Polônia nesta terça-feira (1º). O objetivo é que os dois aviões da FAB cheguem à Varsóvia, na Polônia, na tarde de quarta-feira. Se não conseguir pousar na cidade, a missão pode ir até Cracóvia, também na Polônia. 

.

Ainda não se sabe quantas pessoas poderão embarcar nas aeronaves no retorno. Segundo a reportagem do G1, a previsão é de que os aviões cheguem ao Brasil trazendo os repatriados na manhã de quinta-feira (3). 

Após sair da Polônia, os aviões devem fazer escala em Portugal e Cabo Verde. A FAB também já enviou pedido de autorização para países da África para que os aviões possam sobrevoar no espaço aéreo dos países. 

Brasileiros fugindo da Ucrânia

Muitos brasileiros estão fugindo da Ucrânia desde a quinta-feira passada, quando tropas russas invadiram o país. Milhares de pessoas já morreram durante os confrontos, o que, obviamente, apavora a população residente. 

A embaixada brasileira em Kiev, capital da Ucrânia, tem orientado os brasileiros a saírem da Ucrânia por meios próprios. Muitos brasileiros estão tentando cruzar a fronteira à pé, por causa dos grandes congestionamentos nas principais rodovias que ligam as cidades ucranianas a países como Polônia e Romênia.

O mais recomendado, segundo as autoridades, é que a população deixe o país por meio de trem. A população também deve ficar atenta ao horário do deslocamento, já que há toque de recolher até às 8h da manhã. 

Crise migratória

Segundo as Nações Unidas, até 5 milhões de pessoas devem deixar a Ucrânia por causa da guerra iniciada pela Rússia. Estima-se que pelo menos 500 mil já tenham atravessado as fronteiras do país. 

Comentários