Notícias da Guerra na Ucrânia

Informações sobre a Guerra na Ucrânia: Veja últimas notícias do conflito nesta terça (1º); Rússia se aproxima de Kiev

Número de refugiados da Guerra na Ucrânia chega a 660 mil, segundo a ONU; Rússia ataca prédio do governo ucraniano

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 01/03/2022 às 10:20 | Atualizado em 01/03/2022 às 10:30
Notícia
AFP
Retratos da Guerra: Civis da Ucrânia pegam em armas para defender país do ataque da Rússia - FOTO: AFP

A guerra entre Ucrânia e Rússia segue nesta terça-feira (1º), apesar da primeira rodada de negociações entre os dois países na segunda-feira (28). De acordo com o governo do país invadido, o número de civis mortos pelos ataques russos chegou a 352. 

Em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, a Rússia explodiu o prédio do governo regional. Uma grande bola de fogo foi vista com quilômetros de distância. Pelo menos 10 pessoas morreram e 35 ficaram feridas na explosão, de acordo com o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Herashchenko.

Veja vídeo da explosão em Kharkiv:

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o atentado contra Kharkiv como "terrorista" e chamou a Rússia de "estado terrorista". 

Nesta terça, várias cidades de outras regiões do país seguem sob ataque russo. A população segue precisando obedecer um toque de recolher que proíbe a circulação nas cidades entre a noite e início da manhã, quando os ataques são intensificados. Há tropas russas em praticamente todas as regiões da Ucrânia.

"Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil", disse na segunda-feira, Oleg Synegubov, o chefe da administração regional, quando outras nove pessoas haviam morrido em um ataque contra um bairro residencial de Kharkiv. 

Tropas russas cercam Kiev

Um dos grandes temores da comunidade internacional há vários dias é com relação à cidade de Kiev, capital da Ucrânia. Imagens de satélite mostram que as tropas russas estão com centenas de caminhões em um comboio a cerca de 30 quilômetros da capital. 

.

Se conseguirem entrar em Kiev, os russos devem tomar o poder da administração pública ucraniana, intensificando ainda mais a guerra. Há também o temor com relação à integridade física do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e de outras autoridades. 

Refugiados

De acordo com a Alto-Comissariado das Nações Unidas para Regugiados (ACNUR), em cinco dias de guerra, 660 mil pessoas já fugiram da Ucrânia. A maioria deles fogem pela Polônia e Romênia. Muitos chegam ao território de paz com fome e exaustos. 

Comentários