
Soldados da Rússia envolvidos na invasão à Ucrânia estariam desistindo da missão, se rendendo e sabotando os próprios veículos para evitar combates com as tropas ucranianas.
A informação foi repassada por um alto funcionário do Pentágono, em condição de anonimato, ao jornal The New York Times. O Pentágono é o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, principal força do Ocidente em contraposição à guerra.
Vale frisar que ainda não há confirmação da informação por outras fontes.
É importante lembrar também que aa semana passada, a embaixadora ucraniana nos EUA, Oksana Makarova, relatou que uma unidade inteira tinha se entregado sem resistência. Essa alegação não foi comprovada de forma independente.
Segundo o jornal, a motivação para a desistência da guerra seria implicações morais das tropas, assim como a escassez de alimentos, combustíveis e peças de reposição para os veículos.
Veículos sabotados
Jovens e mal preparados, soldados russos baixaram as armas antes mesmo de lutar, após serem surpreendidos pela rigidez da defesa ucraniana, disse o oficial dos Estados Unidos ao NYT.
Alguns soldados teriam furado o tanque de combustível dos veículos para evitar o confronto com os militares da Ucrânia.
“Algumas unidades russas inteiras depuseram suas armas sem lutar depois de confrontar a defesa ucraniana surpreendentemente dura. Um número significativo das tropas russas são jovens recrutas mal treinados e mal preparados”, afirma o Times.
Apesar da afirmação, o alto funcionário não explicou como essas informações da guerra chegaram até o Pentágono.
Na avaliação do jornal, provavelmente as declarações dos soldados russos foram interceptadas pelos serviços de inteligência dos EUA.
Comentários