
Milhares de cidadãos europeus saíram às ruas neste sábado (5) para protestar contra a guerra entre Rússia e Ucrânia [veja qual o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia no fim da matéria]. Protestos também foram registrados em Israel.
Por outro lado, a Rússia havia anunciado ainda hoje um cessar-fogo de cinco horas na Ucrânia para que civis pudessem sair do país num corredor humanitário. A retirada dos civis deveria acontecer até as 16h (horário local, 11h no horário de Brasília) deste sábado.
.
Milhares protestam na Europa contra guerra na Ucrânia
Diante do conflito, diversas cidades europeias tiveram protestos contra a guerra entre os países do Leste Europeu.
Em Londres, maior cidade e capital do Reino Unido, centenas de pessoas se reuniram para pedir o fim da guerra. Eles também rezaram pela paz.
As placas dos manifestantes tinham mensagens como "Putin mata" e "Embargo à Rússia". Outras cidades como Paris, na França, Roma, na Itália, e Zurique, Suíça, também apresentaram protestos.
As manifestações contra a guerra entre a Rússia e a Ucrânia vem aumentando expressivamente ao redor do mundo desde a invasão à Ucrânia pelas tropas de Putin no dia 24 de fevereiro.
Rússia encerra cessar-fogo
As tropas da Rússia voltaram com as ofensivas em duas cidades no sudeste da Ucrânia, afirmou neste sábado o ministro russo da Defesa, Igor Konashenkov.
Entre as cidades atacadas está Mariupol, porto estratégico do país do Leste Europeu.
Em mensagem de vídeo, Konashenkov disse que as operações ofensivas foram retomadas no começo da tarde deste sábado (12h no horário de Brasília, 18h horário local) devido à "relutância do lado ucraniano a influenciar os nacionalistas ou a prolongar o 'cessar-fogo'".

Qual o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia?
Resumidamente, o motivo do conflito entre os dois países é o fato do presidente russo Vladimir Putin considerar o ingresso da Ucrânia na OTAN uma ameaça existencial à Rússia.
Desde o fim da União Soviética, bloco que incluía ambos os países, a Ucrânia desejava entrar na aliança militar e política conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Putin considera a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN como um "ato hostil" do país e do bloco. Além disso, o presidente Russo quer "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia. Assista ao vídeo e confira por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia:
Com informações da AFP
Comentários