CESSAR-FOGO

GUERRA NA UCRÂNIA AO VIVO: Rússia anuncia cessar-fogo na Ucrânia para retirada de civis; veja últimas notícias

Neste sábado (5), a Rússia anunciou um "cessar-fogo temporário" para retirada de civis da Ucrânia; veja imagens e últimas notícias

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 05/03/2022 às 7:56 | Atualizado em 05/03/2022 às 14:48
Notícia
Wojtek RADWANSKI / AFP
Rússia anuncia cessar-fogo na Ucrânia para retirar civis e formar corredores humanitários - FOTO: Wojtek RADWANSKI / AFP

Neste sábado (5), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo temporário na Ucrânia (clique aqui e entenda o que significa o cessar-fogo).

A interrupção dos ataques e bombardeios nas cidades de Mariupol e Volnovakha tem o objetivo de liberar os corredores humanitários para a retirada de civis.

Este é o primeiro cessar-fogo decretado pelo exército da Rússia desde que as tropas do país invadiram a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

Segundo o governo russo, o cessar-fogo teve início às 10h no horário de Moscou (às 04h no horário de Brasília), e servirá para que civis saiam com segurança de suas casas.

Sendo assim, os ucranianos têm cinco horas para cruzarem os corredores humanitários enquanto os ataques estiverem interrompidos.

Corredor-humanitário na Ucrânia

Na última quinta-feira (3), representantes da Ucrânia e da Rússia concordaram com a criação de corredores humanitários — locais que servem para a passagem de refugiados e de recursos e não são alvos de ataques russos.

.

A retirada de civis será feita através de ônibus municipais, uma vez que as rotas alternativas estão proibidas.

Vale ressaltar que a cidade portuária de Mariupol havia sido bloqueada recentemente pelo exército russo, devido à sua localização estratégica.

De acordo com o prefeito da cidade, Vadym Boichenko, as tropas russas bloquearam toda a região e impediram o fornecimento de água, energia e aquecimento.

"Não há escolha a não ser sair", afirmou Boichenko nas redes sociais..

AFP
Vítima da Guerra na Ucrânia; Rússia invadiu país no dia 24 de fevereiro - AFP

A retirada de civis acontecerá até as 16h, no horário local (às 11h no horário de Brasília)

Além disso, o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Herashchenko, disse, neste sábado (5), que haverá mais acordos com a Rússia sobre o estabelecimento de outros corredores humanitários.

Qual o motivo da guerra na Ucrânia? Por que a Rússia está atacando a Ucrânia?  Por que Rússia e Ucrânia estão em guerra? 

O principal motivo da guerra na Ucrânia é que o presidente da Rússia, Vladmir Putin, considera a Ucrânia como parte da Rússia.

Assim, para evitar que a Ucrânia fizesse parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Putin decidiu intervir militarmente na região. 

Além disso, existem outras razões do conflito relacionadas à península da Crimeia.

Isso porque, Moscou ocupou a Crimeia em 2014 e, após protestos, o presidente ucraniano aliado de Moscou, Viktor Yanukovych, foi derrubado do poder.

Em seguida, a Rússia invadiu a região.

No dia 23 de fevereiro, Vladimir Putin afirmou que a invasão à Ucrânia tinha como objetivo “desmilitarizar e desnazificar” a região que a Rússia considera independente..

Comentários