Guerra Rússia e Ucrânia

NOTÍCIAS DA UCRÂNIA HOJE: Guerra contra a Rússia chega ao 9º dia

No 9º dia de Guerra, Ucrânia e Rússia organizam juntas corredor humanitário; Situação da população é dramática

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 04/03/2022 às 7:55 | Atualizado em 04/03/2022 às 8:07
Notícia
SERGEI SUPINSKY / AFP
Países da União Europeia começam a entregar armas e munição para ajudar a Ucrânia a se defender da invasão russa - FOTO: SERGEI SUPINSKY / AFP

A guerra iniciada pela autoritária invasão da Rússia contra a Ucrânia completa nove dias nesta sexta-feira (4). Com um saldo de milhares de mortos e milhões de refugiados, o conflito não tem previsão para um fim. 

Nas primeiras horas desta sexta-feira (4), o mundo ficou apavorado com a possibilidade de um acidente na maior usina nuclear da Europa, que fica localizada na cidade de Zaporizhzhia. 

De acordo com autoridades ucranianas, o Exército russo provocou uma explosão e incendiou um prédio do complexo da Usina. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, uma explosão nesta usina teria um impacto 10 vezes maior do que o acidente nuclear de Chernobyl, em 1986, o mais grave deste tipo da história. 

Foto de Gabriel Chaim:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gabriel Chaim (@gabrielchaim)

Mais tarde, o Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu confirmar que os níveis de radiação da usina estão dentro da normalidade. Descobriu-se que o prédio atingido pelos russos, felizmente, era apenas administrativo. Apesar disso, a preocupação continua, já que os russos estão sob posse do complexo. 

Corredor humanitário

Também nesta sexta-feira, Rússia e Ucrânia começam a organizar um corredor humanitário por meio do qual a população civil poderá fugir do país em segurança. Segundo as autoridades dos dois países, medicamentos também serão levados às zonas de conflito por esse corredor. 

A decisão de criar o corredor humanitário foi tomada em reunião com a presença de representantes dos dois países na última quinta-feira (4). Outros líderes mundiais como o Papa Francisco e o presidente francês, Emmanuel Macron, já haviam suplicado pela criação desse espaço de paz para que a população possa deixar a guerra em segurança. 

Foto de Gabriel Chaim:

Por enquanto, ainda não se sabe a data exata de quando o corredor começará a funcionar nem por onde a população vai poder fugir. Um cessar fogo também deve ser adotado para reforçar a segurança da população que queira deixar o país. 

.

Na reunião de quinta-feira, Rússia e Ucrânia acordaram em voltar a se reunir na próxima semana, o que indica que o fim da guerra ainda está longe. 

Mortos e refugiados

Nas últimas horas, o número de mortos e refugiados não foi atualizada, permanecendo os números divulgados até a quinta-feira (3). 

Segundo a ONU, 1 milhão de pessoas já deixou a Ucrânia desde o início da Guerra. Esse número pode chegar a 4 milhões ou mais, segundo os cálculos do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

O número de civis mortos passa de 2 mil. Entre os soldados russos, a Ucrânia diz ter matado 7 mil. A Ucrânia não revelou quantos soldados de seu país morreram tentando defender a pátria. 

Comentários