CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra na Ucrânia: O que o Brasil importa da Rússia? Como a guerra pode afetar o mercado?

Saiba como a invasão russa pode afetar o Brasil

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 03/03/2022 às 16:15 | Atualizado em 03/03/2022 às 16:40
Notícia
Alan Santos/PR
Bolsonaro visitou a Rússia dias atrás - FOTO: Alan Santos/PR

A invasão russa ao território ucraniano não afeta apenas a relação entre os dois países. Ao iniciar a operação militar, o presidente russo Vladimir Putin ficou suscetível a sanções de outros países. Isso afeta também a dinâmica de importações e exportações de quem tem acordos comerciais com a Rússia, como o Brasil.

.

Como a guerra pode afetar o mercado brasileiro?

A Rússia é o sexto país de quem o Brasil mais compra produtos, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A nação sul-americana importou U$ 5,7 bilhões em produtos russos em 2021, mais do que dobrando o valor das compras em relação ao ano anterior.

Adubos e fertilizantes russos representam 62% das importações brasileiras. Em 2021, o Brasil gastou mais de R$ 18 bilhões apenas com esses itens.

A guerra iniciada por Putin pode impactar no agronegócio brasileiro. Sem adubos e fertilizantes, o agronegócio no Brasil pode ter uma queda drástica.

Atrás dos adubos e fertilizantes russos, outra grande compra do Brasil é o carvão, com 8,4%. Em seguida, os produtos mais importados são óleos combustíveis de petróleo (7,6%) e produtos semi-acabados (6,5%).

Além da inflação da comida, por causa dos adubos e fertilizantes, a menor ou não importação brasileira da Rússia pode resultar na disparada de preços pela subida do preço dos combustíveis, que afeta vários setores. Ou seja, se o combustível sobe, o preço de tudo sobe.

Apesar da preocupação do Brasil com fertilizantes da Rússia, o país sul-americano fechou uma grande mina de fosfato que tinha em Olinda na década de 1950. Se o País tivesse investido na mina, a realidade poderia ser muito diferente da atual.

Comentários