Igreja Católica

Santuário de Fátima envia imagem peregrina de Nossa Senhora para a Ucrânia, país em guerra contra a Rússia

Ucrânia foi invadida pela Rússia; milhares de ucranianos já morreram por causa da guerra

Agência Católica de Informações (ACI) Gabriel dos Santos
Agência Católica de Informações (ACI)
Gabriel dos Santos
Publicado em 15/03/2022 às 9:01 | Atualizado em 15/03/2022 às 9:04
Notícia
Santuário de Fátima
Nossa Senhora de Fátima - FOTO: Santuário de Fátima

O santuário de Fátima, em Portugal, vai enviar nesta semana uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima para a Ucrânia. O envio atende a um pedido feito no dia 10 de março pelo arcebispo metropolita greco-católico de Lviv, Ihor Vozniak.

“Pedimos que nos possam enviar a imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”, solicitou o arcebispo.

Em resposta, na sexta-feira, 11 de março, o santuário afirmou que, “unidos no mesmo espírito de oração, é com grande agrado” que envia a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se deslocará ao território ucraniano pela primeira vez. A imagem peregrina partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polônia, onde será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv. A imagem permanecerá um mês na Ucrânia.

.

Durante a missa celebrada no dia 11 de março na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou que “Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezássemos pela paz; é esta oração que aqui fazemos diariamente que estará presente na oração de todos os ucranianos diante da imagem da Virgem Peregrina de Fátima”.

A imagem peregrina que irá para a Ucrânia será a de número 13, uma das 13 réplicas da imagem número 1, desenhada e concebida de acordo com instruções da Serva de Deus, Irmã Lúcia de Jesus e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

Desde então, a imagem original percorreu por diversas vezes o mundo, em um total de 64 países. Até que, no ano 2000, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, no Santuário português e, em 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Depois disso, só voltou a sair da basílica em situações excepcionais, sendo a última na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2019, no Panamá.

Acolhimento de refugiados 

Além do envio da imagem peregrina o santuário informou que irá acolher nesta semana um grupo com 35 refugiados da Ucrânia, sendo a maioria mulheres e crianças. A acolhida atende ao pedido da Câmara Municipal de Ourém e da comunidade Ggreco-católica portuguesa, cujos assistentes espirituais residem e colaboram no santuário de Fátima.

O Santuário afirmou que este acolhimento será temporário e que serão desenvolvidos esforços, em articulação com as autoridades locais, a fim de proporcionar o melhor encaminhamento destas famílias para situações mais estáveis de permanência no país, ajudando no acesso a documentação, escolaridade, saúde e emprego.

Comentários