Telegram

BLOQUEIO DO TELEGRAM NO BRASIL: Telegram vai sair do ar? Entenda decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que o aplicativo Telegram fosse suspenso em todo o território nacional

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 18/03/2022 às 16:45 | Atualizado em 18/03/2022 às 18:07
Notícia
Flickr
Ministro havia ordenado que plataformas e provedores de internet fizessem o bloqueio do Telegram em todo o território nacional - FOTO: Flickr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o aplicativo Telegram fosse suspenso em todo o território nacional. No entanto, apesar de ser uma decisão que já se desdobra em ações como o pagamento de multa para o caso de não cumprimento da ordem, ainda não há uma data específica para a suspensão de fato da plataforma no Brasil. 

De acordo com a TV Globo, a ordem ainda está em fase de cumprimento. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está notificando as empresas para que suspendam o aplicativo. Ou seja, até que essa decisão esteja, de fato, concluída, o Telegram segue funcionando no Brasil. 

Por que o Telegram foi suspenso?

A ordem de suspender o funcionamento do Telegram em território nacional por parte do ministro do STF Alexandre de Moraes veio após o aplicativo se recusar a cumprir determinações antigas de repassar informações de cadastros e recursos de perfis que haviam sido bloqueados no aplicativo e eram conhecidos pela disseminação de informações falsas. Um desses perfis era o de Allan dos Santos. Ele é investigado em dois inquéritos no STF, um de "fake news" e ataques a membros da Corte e outro sobre atuação em milícia digital.

Comentários