Telegram

TELEGRAM: Quando o Telegram vai ser bloqueado no Brasil?

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, determinou que o aplicativo Telegram fosse suspenso em todo o território nacional

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 18/03/2022 às 18:02 | Atualizado em 18/03/2022 às 18:06
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
NO BRASIL Informações enviadas pelo app ao STF vão destravar investigação do MPF de São Paulo - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O aplicativo Telegram foi alvo de uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O ministro determinou que o aplicativo de mensagens fosse suspenso em todo o território nacional.

Quando o Telegram vai ser bloqueado no Brasil?

A ordem do ministro ainda está em fase de cumprimento e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fazendo a notificação das empresas para que suspendam o aplicativo. Então, até que essa ordem esteja, de fato, concluída, o Telegram segue em funcionamento no Brasil.

Sendo assim, apesar da decisão já se desdobrar em ações como o pagamento de multa em caso de não cumprimento da ordem, ainda não há uma data específica para a suspensão da plataforma no Brasil entre em vigor.

Por que o Telegram foi suspenso?

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu pela determinação de suspensão do funcionamento do Telegram em todo o Brasil após o aplicativo de mensagens se recusar a cumprir determinações de repasse de informações de cadastros e recursos de perfis que haviam sido bloqueados no aplicativo e eram conhecidos pela disseminação de informações falsas.

Um dos perfis era o de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista investigado em dois inquéritos no STF, um de "fake news" e ataques a membros da Corte e outro sobre atuação em milícia digital.