Saúde

Qual a doença de Bruce Willis? Entenda o que é a Afasia

Esta semana a família de Bruce Willis informou que o ator se afastou da carreira para poder tratar da afasia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 31/03/2022 às 9:36 | Atualizado em 31/03/2022 às 9:48
Notícia
FOTO: ANGELA WEISS/AFP
Bruce Willis - FOTO: FOTO: ANGELA WEISS/AFP

Diagnosticado com afasia, o ator Bruce Willis precisou se afastar de suas atividades profissionais. A doença é causada por uma lesão cerebral e afeta a fala e a capacidade de leitura. 

De acordo com artigo do site do médico Drauzio Varella, em geral, essa lesão acontece do lado esquerdo do cérebro e pode estar relacionada a um AVC (acidente vascular cerebral) ou traumas.

Um artigo do hospital Sírio Libanês acrescenta que a afasia também pode se instalar de forma gradativa, em decorrência de tumores cerebrais ou de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

.

Diagnóstico

Conforme o texto publicado no site de Drauzio Varella, o paciente com afasia perde a capacidade falar e de compreender o que é dito ao seu redor. Em comparação, é como se ouvisse um idioma do qual não domina. 

Em alguns casos, o paciente com afasia até entende o que escuta, mas não consegue se fazer compreender. 

Em outros casos, a pessoa pode conseguir formular frases, mas omite algumas palavras, o que pode dificultar a compreensão de quem o escuta. 

Sintomas da afasia

"O paciente fala frases curtas ou incompletas, fala frases que não fazem sentido, troca uma palavra por outra ou troca fonemas por outros fonemas, essas trocas são conhecidas como parafasias semânticas ou fonéticas respectivamente, fala palavras incompreensíveis, não entende a conversa de outras pessoas, escreve frases que não fazem sentido", diz texto do Hospital Albert Einstein, sobre os sintomas. 

Em caso desses sintomas, o médico neurologista deve ser consultado. 

Bruce Willis

Bruce Willis tem 67 anos de idade. "Para os maravilhosos fãs de Bruce, como família, nós gostaríamos de compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele", escreveu a família do ator nas redes sociais. 

"Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de vocês. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e gostaríamos de trazer isso para os fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele", acrescentou a publicação. 

"Como Bruce sempre diz, 'Viva' e juntos planejamos fazer exatamente isso", conclui o texto. 

 

Comentários