Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: Veja quando começa campanha eleitoral e pesquisa de intenção de votos para presidente entre Lula e Bolsonaro

Primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 06/04/2022 às 11:59 | Atualizado em 06/04/2022 às 12:04
Notícia
Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, de acordo com pesquisa - FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

As eleições de 2022 estão marcadas para acontecer no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês, mas a campanha eleitoral começa muito antes: a partir de agosto. 

De acordo com as regras da Justiça Eleitoral, comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet podem começar a partir do dia 16 de agosto. 

Por enquanto, o Tribunal Superior Eleitoral não informou quando começará a propaganda eleitoral nos canais de rádio e TV, mas isso também deve acontecer a partir do oitavo mês do ano. 

.

O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro para presidente da República, governadores, deputados estaduais e federais, além de senadores.

Para os cargos de presidente e governador, se houver segundo turno, a definição será tomada pelos eleitores no dia 30 de outubro, no segundo turno. 

PESQUISA

Pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (6), aponta que Lula (PT) tem 44% das intenções de votos dos brasileiros. 

Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 30% das intenções de voto. 

Ciro Gomes (PDT) tem tem 7%. João Doria (PSDB) 3% e Simone Tebet (MDB) tem 2%.

Eymael (PSC) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Os que não sabem, não responderam ou votarão nulo e branco saltaram são 12%.

Comentários

Mais Lidas