ELEIÇÕES 2022

É falso! TSE não está cancelando títulos de eleitor de pessoas com mais de 70 anos

Publicações que acusam a Justiça Eleitoral de cancelar título de eleitor de idosos com mais de 70 são falsas

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 12/04/2022 às 11:06
Notícia
NE10
Título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos não está sendo cancelado - FOTO: NE10

Nos últimos dias, cresceu consideravelmente o número de ligações para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) de pessoas idosas com dúvidas sobre a validade de seu título de eleitor.

As ligações foram desencadeadas após circularem na internet notícias falsas, as chamadas fake news, afirmando que pessoas com 70 anos ou mais tiverem o título cancelado. 

O conteúdo falso afirma que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada.

Porém, o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, afirma que esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população.

.

"É uma fake news. Uma desinformação. Os eleitores que têm acima de 70 anos são considerados facultativos, assim como as pessoas analfabetas e os jovens de 16 e 17 anos", explica Lemos.

"Essas pessoas facultativas têm a prerrogativa de não precisar votar, nem justificar. Portanto, seus títulos não são cancelados pela ausência à votação, nem proibidos de votar", completa.

Além disso, o gestor desmentiu outra fake news, essa relacionada ao cadastramento biométrico de eleitores.

Biometria

Nas redes circula o boato de quem não tiver biometria registrada no TSE não poderá votar. Orson, no entanto, foi categórico ao desmenti-lo. Ele ainda indicou os canais da Justiça Eleitoral para combater as notícias falsas.

"Outra fake news. Desinformação para prejudicar o cidadão. É bom você saber que o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a coleta biométrica desde março de 2020 por causa da pandemia", declarou.

"Todos que tiraram o título de 2019 para cá, com biometria ou sem biometria, vão poder votar. Seus títulos não estão cancelados. Compareçam à votação no dia da eleição", concluiu.

Comentários