MUITA CHUVA

CHUVA: Recife registra quase 80% das chuvas esperadas para maio em apenas 48h

Desde a última segunda-feira (23), o Recife e cidades vizinhas vêm sendo atingidos por fortes chuvas

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 25/05/2022 às 8:00 | Atualizado em 25/05/2022 às 12:17
Notícia
GUGA MATOS/ JC IMAGEM
Recife vem soendo atingido pelas chuvas - FOTO: GUGA MATOS/ JC IMAGEM

Desde a última segunda-feira (23), o Recife e cidades vizinhas vêm sendo atingidos por fortes chuvas, que estão causando transtornos, além do deslizamento de barreiras.

Segundo a Defesa Civil da capital, o volume das águas torrenciais está tão alto que, nas últimas 48 horas, foram registradas chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade, quase 80% do total esperado para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Das 17h da terça (24) às 5h desta quarta (25) a Defesa Civil recebeu 78 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas, nenhum deles grave.

Ainda de acordo com o órgão, seus técnicos estão de prontidão para atender aos chamados da população, que devem ser feitos a qualquer momento pelo telefone 0800 0813400.

ONDE HÁ PONTOS DE ALAGAMENTO NO RECIFE?

Segundo a gestão municipal, equipes da Defesa Civil estão acompanhando a situação das áreas de morro da cidade e a CTTU está monitorando e orientando sobre os pontos com alagamentos.

Infraestrutura e Emlurb estão mobilizadas para as demandas de poda e retirada de árvores, além de serviços de desobstrução da rede de drenagem.

  • Av. Sul - Semáforo 205
  • Rua Dom Bosco x Av. Conde da Boa Vista
  • Av. Dois Rios - Entrada da Vila do SESI
  • Av. Recife - Saída do Ibura
  • Av. Recife x Rua João Cabral de Melo Neto
  • Ruas no entorno da feira de Água Fria
  • Av. Eng. Abdias de Carvalho - Estácio
  • Estrada dos Remédios - Próx. a Rua da Bacia
  • Estrada dos Remédios - Mercado de Afogados
  • Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, próximo à Rua Pampulha e Honda
  • Praça Miguel de Cervantes - Coelhos
  • Rua Hélio Brandão, Ipsep
  • Km 60 da BR-101, na altura do bairro da Guabiraba, nos dois sentidos

A CTTU mantém 150 agentes e 165 orientadores de trânsito trabalhando em áreas afetadas pelas chuvas. Entre 0h e 5h30 desta quarta-feira (25) não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas.

Há técnicos trabalhando para realizar os ajustes necessários na rede semafórica. Nesse período foram identificados sete semáforos com mau funcionamento. As equipes já estão nas ruas para os devidos reparos.

A Emlurb acrescenta que foram registradas três ocorrências com árvores e queda de galhos durante a noite de ontem e madrugada de hoje. Todas já concluídas pelas equipes do órgão.

VÍDEO: Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, alaga após fortes chuvas

AULAS SUSPENSAS

Por causa dos transtornos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura do Recife está adotando uma série de medidas. Entre elas, ações relacionadas à educação.

Por isso, as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas e a gestão recomenda a suspensão na rede privada de ensino também. A Prefeitura orienta ainda a população a evitar deslocamentos na cidade no momento.

Medida semelhante foi adotada pela cidade do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a adminsitração municipal, as chuvas motivaram a suspensão das aulas.

"A Prefeitura Municipal do Paulista por meio da Secretaria de Educação, comunica a todos os pais e responsáveis que devido as fortes chuvas, às aulas na rede municipal de ensino estará suspensa nesta quarta-feira(25)."

No município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, as aulas presenciais também foram suspensas. Por meio de nota, a secretária de educação da cidade afirmou que os alunos e professores terão atividades remotas.

"Devido às fortes chuvas e temendo pela segurança de todos(as), deixaremos as aulas no dia de hoje remotas em toda a rede municipal de São Lourenço da Mata. Contamos com o apoio de todos(as)", afirma nota assinada pelo secretário Genildo Machado.

Por meio de comunicado, a Secretária de Educação de Pernambuco orientou que escolas da rede estadual de ensino suspendam as aulas presenciais.

"A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informa que devido às fortes chuvas as aulas da rede pública estadual estão suspensas no Recife e Região Metropolitana, nesta quarta-feira (25/05). A orientação é de que as escolas possam realizar atividades remotas", diz a nota.

Ainda de acordo com a pasta, as aulas, nas demais Gerências Regionais, deverão ser avaliadas considerando o mesmo critério. A Universidade de Pernambuco (UPE) e a Uniaeso também decidiram manter apenas as aulas remotas. 

Esta matéria será atualizada à medida que mais prefeituras, universidades e/ou outras instituições de ensino se manifestem.

 

17058881 17058687

Comentários