Famosos

CASO GENIVALDO: Como asfixia e uso de gás podem causar mortes? Entenda morte de Genivaldo após ação violenta de PRF

O caso do homem, que era diagnosticado com esquizofrenia, acabou chamando atenção das pessoas nas redes sociais

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 26/05/2022 às 17:32 | Atualizado em 27/05/2022 às 13:52
Notícia
REPRODUÇÃO
Genivaldo de Jesus morreu asfixiado dentro de viatura da PRF, em violenta ação de dois policiais - FOTO: REPRODUÇÃO

Genivaldo de Jesus Santos, um homem de 38 anos diagnosticado com esquizofrenia, acabou morrendo após uma ação extremamente violenta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O caso envolvendo os policias acabou chamando atenção das pessoas nas redes sociais e, segundo a corporação, tudo ocorreu porque Genivaldo teria "resistido ativamente" às ordens policiais.

CASO GENIVALDO

Tudo ocorreu no município de Umbaúba, localizado no sul do estado de Sergipe, a cerca de 100 km de Aracaju. No local, Genivaldo de Jesus Santos acabou sendo abordado por policiais, que o imobilizaram e depois o colocaram dentro do porta-malas da viatura.

Nas imagens registradas pelas pessoas que estavam presente no momento, é possível ver perfeitamente que o carro estava completamente tomado por uma fumaça branca. Confira: 

Segundo o laudo realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, Genivaldo acabou falecendo por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

Através de uma nota compartilhada, a PRF confirmou que foi aberto um procedimento disciplinar interno para apuração da conduta dos agentes, que foram devidamente afastados das suas funções.

ASFIXIA E USO DE GÁS 

Como asfixia e uso de gás podem causar mortes?

Segundo Gustavo Prado, pneumologista da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), asfixia é um fenômeno ou o resultado de um processo ativo que consiste na dificuldade ou impossibilidade de respirar e mata por anóxia, a falta de oxigênio.

"A redução de oxigênio combinada com a quantidade excessiva de outro gás causa a falta de oxigênio no sangue usado para irrigar o cérebro e também o coração", iniciou.

"O homem pode ter sofrido infarto, arritmia e uma parada cardíaca decorrente da insuficiência respiratória", concluiu.

Com informações do portal BBC News*

Comentários