MAIS CHUVAS

CHUVA NO RECIFE: Alerta vermelho prevê acumulado de chuvas no Nordeste; veja recomendações para evitar desastres

Confira a previsão do tempo neste final de semana em estados do Nordeste

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 27/05/2022 às 10:39
Notícia
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Fortes chuvas na RMR deixa várias ruas alagadas - Imbiribeira - Rua Imperial - Carros - Motos - Quebrados - Alagamento - Pedestres - Recife - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas mais intensas a partir desta sexta-feira (27), à noite, em parte da região Nordeste.

De acordo com o aviso do instituto, a chuva deve acontecer com mais força em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Alagoas. Ainda estão previstas chuvas com acumulados que podem variar de 150 a 200 mm por dia.

“Desde a semana passada a gente começou a emitir notícias e notas sobre as condições de chuva na Região Nordeste para os dias seguintes. Essa chuva ficaria concentrada principalmente no leste, desde o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e elas foram bem mais intensas desde quarta", explicou a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada do Inmet, Márcia Seabra.

De acordo com a coordenadora, uma elevação acima da média na temperatura das águas dos oceanos gerou um aumento na umidade. 

.

Essa umidade está sendo transportada pelos ventos para o continente, e isso acaba gerando um grande volume de chuvas.

Devido a essa situação, no site do Inmet parte do Nordeste está marcada com alerta de perigo.

RECOMENDAÇÕES APÓS O ALERTA VERMELHO

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr, alertou que os principais riscos esperados são de desastres geológicos, como deslizamentos de terra, e hidrológicos, como inundações, enxurradas e alagamentos.

Nesses casos é preciso ficar atento a sinais de deslizamentos de terra que se manifestam em rachaduras em paredes, inclinação de postes e a qualquer sinal de elevação do rio, de alagamentos ou enxurradas nas ruas.

 

"Se o rio tiver aumentando próximo de sua residência sempre é recomendado desligar os equipamentos de energia elétrica, a chave geral, encanamento de gás ou água. São ações importantes para proteger a residência de riscos adicionais provocados pela invasão das águas. A recomendação bastante importante é não enfrentar alagamentos, enxurradas e inundações", alertou Schnorr.

O integrante do Cenad também adverte para a importância de a população ficar atenta às informações divulgadas pelas defesas civis locais.

“É importante a população ficar atenta às recomendações publicadas pelos órgãos oficiais, principalmente pelas autoridades locais, prefeitura e as demais autoridades. Aquelas informações que são assertivas e vinculadas sempre no sentido de proteger a população”, lembrou.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.

Outra forma de se prevenir é recebendo mensagens de alerta por SMS da Defesa Civil Nacional no celular. Para isso, basta cadastrar os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora.

Também é importante ficar atento aos alertas que são enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial).

Com informações da Agência Brasil

17059651
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Alagamentos na Imbiribeira, Av Mascarenhas de Morais. Chuvas no Recife // Alagamentos. - FOTO:BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM