Brasil

VARÍOLA DOS MACACOS: Transmissão, sintomas e tratamento; veja tudo o que se sabe sobre a doença

O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (08/06)

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 08/06/2022 às 16:06 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:41
Notícia
Centro de Controle de Doenças / Divulgação
Muito se sabe sobre o vírus, contudo, ainda existem algumas questões não esclarecidas sobre a Varíola dos Macacos - FOTO: Centro de Controle de Doenças / Divulgação

A varíola dos macacos está gerando alerta para os cientistas e ainda está assustando todo o mundo. Dezenas de casos já chegaram a ser registrados na Europa, América do Norte e também Austrália

Na tarde desta quarta-feira (8), o primeiro caso de varíola dos macacos acabou sendo identificado no Brasil. Um homem, de 41 anos de idade, está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

>> VARÍOLA DOS MACACOS: Dois casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo investigados no Brasil

QUAIS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS?

Sintomas iniciais:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor nas costas;
  • Gânglios (linfonodos) inchados;
  • Calafrios
  • Exaustão.

Entre o primeiro e terceiro dia após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

COMO É TRANSMITIDA A VARÍOLA DOS MACACOS?

A varíola dos macacos pode ser transmitida através do contato com gotículas exaladas por alguém que está infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela própria doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis.

Para evitar a exposição ao vírus, é recomendado que tenha uma boa higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

VARÍOLA DO MACACO: por que DOENÇA está colocando MUNDO em ALERTA?

COMO SE PREVENIR DA VARIOLA DOS MACACOS?

Por ser transmitida através de contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou até mesmo mucosas de animais infectados, é muito recomentado fazer a utilização de máscaras e sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

EXISTE TRATAMENTO PARA A VARÍOLA DOS MACACOS?

No momento, ainda não há um tratamento específico para a varíola dos macacos. Todos os sintomas da doença costumam desaparecer espontaneamente, sem nenhuma necessidade de tratamento.

Apesar disso, a atenção clínica deve ser otimizada ao máximo para aliviar os sintomas, cuidando das complicações e prevenindo futuras sequelas do vírus.

Mapa da varíola dos macacos pelo mundo

Comentários