Igreja Católica

Renúncia de Dom Fernando Saburido: Quem substituirá o arcebispo de Olinda e Recife? Veja o que se sabe sobre nova eleição

Dom Fernando Saburido anunciou nesta sexta-feira que deixará cargo de arcebispo de Olinda e Recife, por ter completado 75 anos de idade; Quem ficará no lugar?

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 10/06/2022 às 9:43 | Atualizado em 10/06/2022 às 10:27
Notícia
REPRODUÇÃO
Dom Fernando Saburido também será homenageado pelos seus 11 anos como arcebispo de Olinda e Recife - FOTO: REPRODUÇÃO

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou, nesta sexta-feira (10), que renunciou ao cargo que ocupa na arquidiocese. Agora, o que os fieis desejam saber é qual será o novo líder religioso da Região Metropolitana do Recife. 

O que se sabe sobre a eleição do novo arcebispo de Olinda e Recife

No vídeo no qual anuncia a renúncia, dom Fernando Saburido esclarece que enviará uma carta - que já foi escrita - ao Papa Francisco, e aguardará as providências do Pontífice. 

De acordo com o Direito Canônico, a decisão de escolher um novo bispo cabe ao Papa. Naturalmente, trata-se de um processo demorado, que pode durar alguns meses. 

.

Na escolha do novo arcebispo de Olinda e Recife, o Papa Francisco deverá ouvir conselheiros e estudar o currículo de alguns candidatos ao cargo. Pela tradição cristã, várias orações também são feitas, a fim de que o Espírito Santo guie o Papa na escolha. 

O que é necessário para ser eleito bispo?

Segundo o Direito Canônico, para ser eleito bispo é necessário:

1.° tenha fé firme, bons costumes, piedade, zelo das almas, sabedoria, prudência e seja eminente em virtudes humanas e dotado das demais qualidades, que
o tornem apto a desempenhar o ofício;
2.° goze de boa reputação;
3.° tenha, ao menos, trinta e cinco anos de idade;
4.° tenha sido ordenado presbítero pelo menos há cinco anos;
5.° tenha adquirido o grau de doutor ou ao menos a licenciatura em sagrada
Escritura, teologia ou direito canónico, num instituto de estudos superiores aprovado pela Sé Apostólica, ou ao menos seja verdadeiramente perito nestas disciplinas

Quem pode ser eleito o novo arcebispo de Olinda e Recife?

Por se tratar de uma arquidiocese, inclusive com grande número de fieis, o mais provável é que o Papa Francisco opte por escolher um novo arcebispo que já tenha experiência no cargo de bispo. Ou seja, a expectativa é que um outro bispo - de uma diocese com menor número de fieis - seja escolhido. 

No caso de dom Fernando Saburido, por exemplo, antes de ser eleito arcebispo de Olinda e Recife, ele era bispo de Sobral, no Ceará. 

Bispo Auxiliar Dom Limacêdo Antonio pode ser o novo bispo?

Um nome que pode ser analisado pelo Papa é o do atual Bispo Auxiliar da arquidiocese, Dom Limacêdo Antonio. 

Dom Limacêdo completará em setembro deste ano 62 anos de idade, o que lhe permitiria ficar no cargo por mais de 10 anos, a depender de quando a escolha fosse eventualmente feita pelo Papa. 

Em caso de novas informações, esta reportagem será atualizada. 

O que faz um bispo?

"A Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões. A diocese é uma unidade geográfica que compõe várias paróquias. O bispo comanda uma diocese. Uma arquidiocese é uma 'província eclesiástica' que abrange todas as dioceses de uma região; ela é comandada por um arcebispo. O bispo ou arcebispo tem o poder de estabelecer o sacramento da ordem. Ele pode elevar diáconos a padres.", explica a Agência Brasil. 

Comentários