Caso confirmado

VARÍOLA DOS MACACOS: Brasil registra mais um caso; veja onde e o que se sabe sobre a doença

Segundo caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado neste sábado (11)

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 11/06/2022 às 17:47
Notícia
Centro de Controle de Doenças / Divulgação
Muito se sabe sobre o vírus, contudo, ainda existem algumas questões não esclarecidas sobre a Varíola dos Macacos - FOTO: Centro de Controle de Doenças / Divulgação

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou, neste sábado (11), o segundo caso de varíola dos macacos no Brasil.

De acordo com a pasta, o paciente é um homem de 29 anos, que está isolado no município de Vinhedo, interior de São Paulo.

Ainda segundo a secretaria, o homem esteve em Portugal e na Espanha e teve as primeiras lesões na pele no continente europeu. Por essa razão, o caso é considerado "importado".

Primeiro caso foi confirmado na quinta-feira (9)

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado na última quinta-feira (9), em que o paciente, um homem de 41 anos, teria passado também por Portugal e Espanha.

Apesar de estar internado no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista, o paciente está clinicamente bem, segundo a secretaria.

O segundo caso, por sua vez, foi confirmado pela pasta após amostras do paciente terem sido colhidas por um laboratório ainda na Espanha.

Casos suspeitos seguem sendo monitorados

As pessoas que tiveram contato com os dois infectados já estão sendo monitoradas pelas equipes de vigilância da secretaria.

Pelo menos outras sete suspeitas de varíola dos macacos estão sendo investigadas no Brasil: quatro homens e três mulheres.

Segundo o governo federal, dois desses casos suspeitos são de Santa Catarina, dois de Rondônia, um do Ceará, um do Rio Grande do Sul e um do Mato Grosso do Sul.

* Com informações da BBC Brasil

.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença causada por um vírus monkeypox e cuja transmissão se dá principalmente por meio do contato físico com pessoas doentes.

O vírus causador da varíola dos macacos é da mesma família da varíola humana, mas com gravidade menor.

Quais os sintomas da varíola dos macacos?

Entre os sintomas iniciais da varíola dos macacos estão:

  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • dor nas costas;
  • gânglios (linfonodos) inchados;
  • calafrios
  • exaustão.

Entre o primeiro e terceiro depois do aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, normalmente iniciando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Como é o contágio da varíola dos macacos?

O contágio da varíola dos macacos se dá através do contato com gotículas exaladas por alguém que está infectado, tanto humano quanto animal.

Também pode se dar pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados com o vírus, como roupas e lençóis.

Como evitar a varíola dos macacos? Existe tratamento para a doença?

Para evitar a exposição à varíola dos macacos, é recomendada uma boa higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Atualmente não existe tratamento específico para a doença. No entanto, os sintomas costumam desaparecer com o tempo, sem necessidade de tratamento.

.

Mapa da varíola dos macacos no mundo

Comentários